segunda-feira, 25 de março de 2019

As crianças apropriadas pela ditadura brasileira. O livro “Endless Captive” documenta 19 casos de roubo de menores.

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

 



PÁGINA 12, Argentina


As crianças apropriadas pela ditadura brasileira. O livro “Endless Captive” documenta 19 casos de roubo de menores. O jornalista brasileiro Eduardo Reina investigou o terrorismo de estado e suas consequências, especialmente na região do Araguaia. O Brasil de Lula preso e de Bolsonaro rendendo cortesias a Trump, começa a conhecer histórias que a Argentina descobriu há décadas.

https://www.pagina12.com.ar/183091-los-ninos-apropiados-por-la-dictadura-brasilena

ESQUERDA.NET, Portugal
Prisão de Temer complica reforma da previdência. Disputas que levaram à prisão do ex-presidente complicam a aprovação do principal projeto do governo Bolsonaro. No Parlamento, onde reina a desarticulação, reunir os 308 votos necessários parece ilusório.

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-prisao-de-temer-complica-reforma-da-previdencia/60430

RFI, França


"Brasil não vai assinar nenhum acordo climático na próxima COP 25", anuncia Bolsonaro no Chile. Durante a coletiva à imprensa, ele antecipou que uma delegação brasileira vai participar da próxima COP 25, que acontece no Chile, mas que “o Brasil não vai assinar nenhum acordo” no evento.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190323-brasil-nao-vai-assinar-nenhum-acordo-climatico-na-proxima-cop-25-anuncia-bolsonaro-n

RFI, França


Primeiro trimestre do governo Bolsonaro é uma “bagunça”, diz revista francesa. A revista francesa L’Obs desta semana traz uma reportagem de quatro páginas sobre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Com o título “o preocupante capitão Bolsonaro”, a reportagem faz um balanço dos primeiros meses do mandato do chefe de Estado e tenta traçar o seu perfil.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190323-primeiro-trimestre-do-governo-bolsonaro-e-uma-bagunca-diz-revista-francesa

SPUTNIK NEWS, Rússia


Vereador de Japeri (RJ) é assassinado. O vereador de Japeri Wendel Coelho (PTdoB) foi morto com um tiro no peito neste domingo (24). Uma testemunha do crime afirma que o disparado foi feito por um motociclista que seguiu o carro do vereador. Em 2017, o então prefeito de Japeri, Carlos Moraes, e dois vereadores da cidade foram presos por envolvido com tráfico de drogas.  inda de acordo com levantamento do jornal O Dia, a polícia tem como principal linha de investigação grupos milicianos em 9 dos 17 homicídios de pessoas ligadas à política no Rio de Janeiro desde 2015.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019032413552049-vereador-japeri-morto-wendel-coelho/

LE NOUVEL OBSERVATEUR, França

“Um ninguém que teve sua revanche”: Jair Bolsonaro, o preocupante presidente brasileiro. À frente do maior país da América Latina por quase cem dias, o exmilitar, nostálgico da ditadura, ataca gays, negros, jornalistas e governa com seu clã.

https://www.nouvelobs.com/monde/20190319.OBS2008/un-nobody-qui-a-pris-sa-revanche-jair-bolsonaro-l-inquietant-president-bresilien.html

EL PAÍS, Espanha


Kauan, morto aos 12 anos em um rio com registro de mortes nas mãos da polícia. Os familiares de um menino que morreu de três tiros exigem esclarecimentos para sua morte, dos quais várias testemunhas acusam a polícia.

https://elpais.com/internacional/2019/03/18/actualidad/1552935288_972000.html

THE NEW TORK TIMES, EUA


Com um segundo presidente na prisão, a investigação Lava Jato do Brasil prossegue. Michel Temer provocou uma cobertura ampla, uma especulação desenfreada e tuítes debochados.

https://www.nytimes.com/2019/03/22/world/americas/brazil-car-wash-corruption-temer.html

TELESUR, Venezuela

Protestos no Brasil contra a reforma previdenciária de Jair Bolsonaro. No Brasil, mais de 10 sindicatos e vários movimentos populares e sociais tomaram as ruas nesta sexta-feira em protesto contra a reforma previdenciária do presidente Jair Bolsonaro.

https://www.telesurtv.net/multimedia/brasil-protesta-reforma-pension-jair-bolsonaro-20190322-0012.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Venezuela
Sindicatos e movimentos populares protestam contra a reforma previdenciária no Brasil. O sindicato e movimentos populares afirmam que o fundo de aposentadoria, a proteção social e o seguro social "morrerão" com a implementação dessa reforma.

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/sindicatos-y-movimientos-populares-protestan-contra-la-reforma-de-pension-en-brasil/

FINANCIAL TIMES, Inglaterra


As milícias do Rio de Janeiro: um poder paralelo no Brasil de Bolsonaro.

https://www.ft.com/content/bdd61718-4b10-11e9-bbc9-6917dce3dc62

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO 
 TAILÂNDIA. Partido pró-militar pode ganhar a eleição da Tailândia em golpe para as esperanças da nova era. A Tailândia provou ser mais polarizada politicamente do que nunca depois que a primeira eleição em oito anos terminou em uma corrida no cabeça a cabeça entre o partido pró-militar e o partido pró-democracia da oposição. Os resultados iniciais mostram que nenhum dos lados obtém a maioria em meio a apoio inesperado para militares. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2019/mar/24/thai-election-split-pheu-thai-opposition-and-pro-junta-phalang-pracharat

ARGENTINA. Por um outro país. 43 anos após o golpe, milhões marcharam pelo país em busca de unidade e memória. As organizações de direitos humanos exortaram a colaborar com maior força na restituição dos netos e condenaram "a escravização que Macri gera todos os dias". A presença massiva possibilitou a presença de todas as cores: das bandeiras vermelhas dos partidos de esquerda, passando por o recital tradicionalmente feito pelos anarquistas na Plaza Congreso, o brilho da comunidade LGTBIQ que marcharam com orgulho, o negro das atrizes do coletivo Fim do Mundo usando máscaras brancas, ao multicolorido dos povos nativos, para mencionar apenas alguns. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/183020-por-otro-pais

CHILE. Visita incômoda. A oposição chilena recebeu duras críticas do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Dias antes ele estava com o presidente Donald Trump na Casa Branca. No Chile, participou da Cúpula do Fórum para o Progresso da América do Sul -Prosur-, órgão que visa substituir a Unasul, e ontem se reuniu com empresários chilenos, assinou acordos com o presidente Sebastián Piñera (foto) e participou de uma reunião. almoço com 90 convidados em que senadores e deputados da oposição estavam ausentes. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/182919-visita-incomoda


REINO UNIDO. Londres: Mais de um milhão de pessoas exige segundo referendo

Os manifestantes desfilaram em Londres, exigindo ao governo a realização de um segundo referendo sobre a saída da União Europeia. No comício final, intervieram personalidades dos diversos partidos. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/londres-mais-de-um-milhao-de-pessoas-exige-segundo-referendo/60428


COSTA RICA. O assassinato de um líder ambiental mostra a precariedade da minoria indígena na Costa Rica. Sergio Rojas liderou no sul do país um grupo que defende a recuperação de terras da população indígena, que fica em torno de 2,5% do país e vive em situação de desvantagem histórica. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/03/24/actualidad/1553467146_495455.html


EUA. Mueller não encontra nenhuma conspiração Trump-Rússia, mas chega próximo a exonerar o presidente por obstrução. O procurador-geral William P. Barr resumiu as conclusões do inquérito sobre a interferência eleitoral na Rússia liderada pelo conselho especial, Robert S. Mueller III.Mueller não tirou conclusões sobre se o presidente Trump obstruiu a justiça, disse Barr. Então ele tomou sua própria decisão, declarando que não havia provas suficientes. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/03/24/us/politics/mueller-report-summary.html?action=click&module=Spotlight&pgtype=Homepage


EUA. O relatório do Conselho Especial sobre a possível colusão com a Rússia nas eleições de 2016, deixa no ar se houve obstrução de justiça, escreve Barr. Em seu resumo aos legisladores, o procurador-geral William P. Barr disse que ele e os funcionários do Departamento de Justiça determinaram separadamente que não havia provas suficientes para fazer uma acusação de obstrução contra o presidente - embora o relatório não seja definitivo sobre esse ponto.

https://www.washingtonpost.com/world/national-security/republicans-and-democrats-brace-for-renewed-battles-over-mueller-report/2019/03/23/56d9f214-4db3-11e9-b79a-961983b7e0cd_story.html?utm_term=.488bfb8dcd46

CUBA. Príncipe Charles, em visita a Cuba, presta homenagem a José Martí em Havana. Suas Altezas estarão em Cuba até esta quarta-feira, 27 de março, como parte de uma excursão de 10 dias pelo Caribe.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/principe-carlos-rinde-homenaje-a-jose-marti-en-la-habana

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eric Nepomuceno – Brasil (Página 12, Argentina)

“Uma fábrica de tormentas chamada Bolsonaro”

https://www.pagina12.com.ar/183092-una-usina-de-tormentas-llamada-bolsonaro

Richard Wolffe – EUA (The Guardian, Inglaterra)

“Relatório Mueller: sem conluio, mas muita corrupção. Trump não está limpo”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/24/mueller-report-trump-collusion-corruption-congress-democrats

Robert Reich – EUA (Teh Guardian, Inglaterra)

“É a hora de Mueller, mas não se esqueça: Trump minou a própria ideia de um Estados Unidos”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/24/robert-mueller-report-donald-trump

Mario Weinfeld – Argentina (Página 12, Argentina)

“A marcha que jamais  se deteve”

https://www.pagina12.com.ar/183122-la-marcha-que-jamas-se-detuvo

Eduardo Aliverti – Argentina (Página 12, Argentina)

“Quase não sobra mais o oficialismo”

https://www.pagina12.com.ar/183117-casi-no-queda-oficialismo

Clipping Internacional 25/03/2019 - Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário