Por Isabel Cortêz
Em defesa da democracia, um grupo de 7 deputados europeus chegaram ao Brasil nesta sexta-feira (28) para acompanhar o segundo turno das eleições presidenciais. Durante a estadia, o grupo visitou a NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, e se posicionaram diante da situação política no Brasil e a preocupação e impacto no restante do mundo. “Somos cinco eurodeputados de grupos políticos diferentes, para falar que é muito importante defender a democracia”, afirmou a eurodeputada francesa Michele Rivasi.
O grupo representa cerca de 300 membros do Parlamento Europeu, reunindo os grupos dos Socialistas, Verdes e Esquerda. Segundo uma nota emitida por eles, diante dos constantes ataques que o sistema eleitoral vem sofrendo, principalmente por parte do atual presidente Jair Bolsonaro, os eurodeputados comentam sobre a “preocupação com a violência política e ataques sistemáticos à democracia brasileira”. A crescente onda de ataques dentro e fora das redes por questões políticas também é motivo de debate para os deputados, principalmente com a proximidade do fim das eleições.
“Viemos acompanhar justamente esse processo, para colocar olhos e rostos de caráter internacional em apoio a democracia brasileira, a candidatura de Lula”, defende o eurodeputado Miguel Urban. “Mas também tentar frear a violência política que estamos vendo do bolsonarismo, os ataques de não reconhecimento justamente das eleições que elegeram o próprio Bolsonaro.”
Pernando Barrena, ex-eurodeputado do grupo parlamentar da esquerda, também comenta: “O projeto político de Bolsonaro é um projeto de extrema direita, totalmente reacionário, que ataca as diferenças e que é feito para as elites e as classes mais ricas. Um projeto definitivamente excludente.”
É importante ressaltar que durante os últimos quatro anos de governo, Bolsonaro teve diversos conflitos com representantes internacionais. Isso aconteceu principalmente quando se tratava de questões indígenas e de preservação ambiental, que batiam de frente com seu projeto de governo baseado no agronegócio. A centralidade do Brasil no cenário internacional e o impacto do rumo das eleições para o resto do mundo é o que motiva a presença dos eurodeputados nesse momento. “Tem uma importância mundial, na medida que o Brasil como país, têm essa grande importância internacional”, afirma Pernando.
Miguel Urban também ressalta: “Entendemos que é fundamental nesse momento a solidariedade internacional e para isso estamos aqui, deputados e deputadas europeus, para mostrar nossa solidariedade com o povo brasileiro e com o movimento popular brasileiro.”
Nesses últimos dias, a importância do apoio internacional e da mensagem a favor da democracia são indispensáveis. No domingo, eleitores por todo o Brasil devem compreender o seu papel e poder ao determinar o futuro do país. Um voto pelo povo brasileiro, pela diversidade e pela liberdade. “Não se trata apenas de uma vitória da esquerda, se trata da vitória da democracia no Brasil”, conclui Ana Miranda, eurodeputada do grupo parlamentar dos verdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário