Além disso, ela também deverá publicar nota desmentindo o caso nas redes sociais
Uma eleitora de Joinville, no Norte catarinense, terá que pagar indenização por divulgar fake news sobre erro na urna eletrônica no primeiro turno das eleições de 2022. Na ocasião, ela alegou que seu voto não foi registrado conforme o número digitado, além de ter divulgado a situação nas redes sociais.
Após a ocorrência, o Ministério Público apresentou um acordo de transação penal para que ela não precisasse responder criminalmente pelo ato. A proposta foi aceita pela Justiça Eleitoral e pela acusada. Por isso, ela deverá pagar uma indenização e publicar nota desmentindo o caso.
O salário mínimo será destinado para a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI). Já a nota de esclarecimento e vídeo deverão ser publicados em todas as suas redes sociais, incluindo o Whatsapp e facebook, uma vez por semana, desmentindo as falsas irregularidades atribuídas às urnas durante o registro do voto.
Ela tem ainda, de acordo com a transação penal eleitoral, que apresentar o pagamento dos valores determinados em até 10 dias após a realização do mesmo e, até a véspera da eleição, a publicação das notas e vídeos sobre as urnas eletrônicas.
Paulo Betti faz até 20 vídeos por dia para tentar convencer fãs de voto em Lula
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator Paulo Betti, 70, tem recebido uma série de solicitações pelas redes sociais de pessoas que pedem que ele faça um vídeo e convença algum amigo ou parente a votar em Lula (PT). "De ontem para hoje fiz 20! Não sei se há resultado, mas é divertido", diz ele em conversa com a Folha de S.Paulo.
Em um desses vídeos, Betti tenta mudar o voto de uma idosa, eleitora de Bolsonaro (PL). "Então a senhora escutou uma voz que diz que é para votar no Bolsonaro? Na pandemia ele dava risada de quem estava com falta de ar, não foi em hospital visitar doentes. Cuidado com essa voz", diz ele em um trecho que o Folha de S.Paulo teve acesso.
"Me propus em diversos grupos que estão organizados nesse processo da eleição. Pessoas me procuraram pelo Instagram, às vezes desses grupos, e me dão briefing (resumo de ideias) de como querem que eu fale e então eu faço", afirma.
Em turnê com o espetáculo "Autobiografia Autorizada", Betti estará em Portugal no domingo (30), dia da eleição no Brasil. Por isso que agora ele faz "1.000 reuniões" para tentar "conseguir substituições pelo meu voto". Ele diz que pretende viajar quatro horas e ficar na fila da votação em Lisboa.
Fato semelhante também já estava sendo feito pela cantora Daniela Mercury, que até publicou nas redes sociais trechos de conversas dela com eleitores. O humorista Paulo Vieira foi mais um que foi ao Twitter para pedir o telefone de quem estivesse indeciso com relação ao voto no segundo turno.
A ideia dele era usar de sua influência para tentar persuadir sobre voto no petista. "Vocês têm algum parente que pode ser convencido por mim a votar no Lula? Essa semana vou ligar pra um monte de gente", escreveu Vieira na rede social.
https://br.noticias.yahoo.com/paulo-betti-faz-at%C3%A9-20-183200707.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário