Ausência de votos e de movimentação financeira foram indícios levantados pelo TRE de candidatura fictícia.
Por g1 PE
20/12/2023
Câmara Municipal da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife — Foto: Foto: Google Street View/Reprodução
Três vereadores de Itamaracá, no Grande Recife, perderam o mandato após uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco que cassou a chapa do PSB no município, na terça-feira (19).
A medida foi tomada após a investigação de uma fraude à cota de gênero durante as eleições municipais de 2020, já que uma candidata, que é filha de um outro candidato a vereador, foi considerada fictícia por não obter votos e sequer votar em si mesma.
Segundo o TRE, uma candidata que fazia parte da chapa do PSB, identificada como Flávia Azevedo Madureira, foi considerada fictícia. O partido, procurado pelo g1, disse que não iria comentar o assunto.
Por conta disso, os vereadores Harlley Monteiro, Tiago Américo e Joelson Gonçalves de Jesus perderam os mandatos, já que a legenda não cumpriu o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres na chapa.
Os desembargadores que julgaram o processo consideraram que a candidatura de Flávia era fictícia considerando diversos fatores, entre eles:
A candidata não recebeu nenhum voto, nem dela mesma;
Fez campanha para o próprio pai, Flávio Madureira;
Não realizou campanha para si mesma;
Não movimentou recursos partidários durante a campanha;
Não se afastou do cargo público que ocupava para disputar as
eleições.
Levando em consideração as evidências de fraude, o TRE determinou a cassação de todos os votos atribuídos aos candidatos e candidatas do PSB ao cargo de vereador em Itamaracá.
Segundo o tribunal, os votos serão recontados e as vagas na Câmara Municipal serão redistribuídas entre os outros partidos que atingiram o quociente eleitoral. Os nomes dos políticos que vão assumir os cargos não foram divulgados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário