O Educandário formou milhares de jovens e por décadas, foi uma referência na educação do Norte e Nordeste de Minas.
O Colégio Nazareth, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG), completa nesta sexta-feira, 23 de abril, 95 anos de existência. Por conta da pandemia, a data não terá o brilho que o evento merece, como por exemplo, o encontro dos ex-alunos. A direção da escola informou que haverá uma celebração eucarística transmitida via facebook. Homenagens com depoimentos, também estão sendo feitas por ex-alunos, através de plataformas digitais como o Instagram e Facebook.
O Colégio Nazareth foi inaugurado em 23 de abril de 1926 pelas Irmãs Franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot que saíram da Holanda, na Europa, para executar a árdua missão de fundar um educandário no sertão de Minas. A congregação foi fundada na Bélgica em 1623.
O Colégio Nazareth criado por elas, formou milhares de jovens e por décadas, foi uma referência na educação do Norte e Nordeste de Minas.
Hoje, pouco resta da imagem das irmãs franciscanas, que hoje se resume a duas religiosas residentes no local: Irmã Valéria Botelho Irmã Márcia e Irmã Fidélia.
Atualmente o Colégio conta com a parceria do Sistema Pitágoras de Ensino que oferece material e assistência pedagógica para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, totalizando cerca de 260 alunos.
Sérgio Vasconcelos
Repórter ( e ex-aluno do Colégio Nazareth )
Nenhum comentário:
Postar um comentário