sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Alto-Comando do Exército garante que “quem ganhar leva” a Presidência da República

De acordo com o “Estadão”, os militares não vão embarcar em aventuras golpistas e não seguem Bolsonaro no questionamento às urnas eletrônicas

Reunião do Alto-Comando do Exército | Foto: Centro de Comunicação Social do Exército/CCOMSEx




O repórter Felipe Frazão, do “Estadão”, publicou uma das mais importantes reportagens da semana, na sexta-feira, 30, com o título de “Alto-Comando do Exercito diz que ‘quem ganhar leva’ a Presidência e se afasta de auditoria de votos”.

“Em reunião no Quartel-General, o Alto-Comando do Exército selou posição de respaldar o resultado das eleições presidenciais. Os 16 oficiais-generais do grupo mais influente das Forças Armadas indicaram que a caserna vai seguir o rito de reconhecer o anúncio do vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ‘Quem ganhar leva’, enfatizaram os militares”, informa “O Estado de S. Paulo”, jornal que sempre teve acesso amplo aos bastidores das Forças Armadas.

O Alto-Comando, de acordo com a reportagem do “Estadão”, deu “sinais de distanciamento da inédita auditoria das eleições”. A tendência é que deixe isto para o Ministério da Defesa, ocupado por um general.

A cúpula do Exército, relata o “Estadão”, “considera que a contestação do resultado das eleições e o quesitionamento da legitimidade das urnas eletrônicas devem ficar circunscritas ao presidente e aos militares da reserva da campanha da reeleição ou que ocupam cargos políticos no governo”.

Jair Bolsonaro: presidente da República | Foto: Reprodução

Se Bolsonaro optar por questionar o resultado das eleições, “os miliares afirmam”, enfatiza o “Estadão”, “que o presidente terá de fazê-lo por meios legais e jurídicos de sua campanha”. O que marca um distanciamento da maior força militar do país do projeto pessoal de Bolsonaro. “Mesmo na caserna, a impressão é que a contestação de Bolsonaro se esgotaria e seria infrutífera, conforme um general, por causa do respaldo que o TSE tende a receber de órgãos externos.”

O “Estadão” sublinha que os generais do Alto-Comando fizeram um pacto com o “objetivo de distanciar os militares dos questionamentos de Bolsonaro e demonstrar respeito ao processo eleitoral”. Um general, que trabalhou no Palácio do Planalto, afirma que “qualquer candidato vitorioso ‘terá o respeito e a obediência dos militares’ e que o Alto-Comando ‘não enveredará por nenhum caminho que não seja o institucional’”.

Estaria acertado que o comandante do Exército, general Freire Gomes, o comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier, e o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Baptista Júnior, “não pretendem se pronunciar após a declaração do resultado pelo TSE. Os comandantes devem seguir a linha de circunscrever as ações de fiscalização das eleições ao Ministério da Defesa. No meio militar, isso é visto como uma forma de blindar as tropas da ativa de ações políticas do governo”.

Lula da Silva: se ganhar, no primeiro ou no segundo turno, assume | Foto: Reprodução/TV Folha

De acordo com o “Estadão”, “adidos militares europeus em Brasília ouviram dos fardados brasileiros que terão postura democrática e profissional. Eles avaliam não ver vantagens pessoais financeiras ou para a própria carreira de militares brasileiros embarcar uma nova ‘aventura’ de tomar o governo. (…) Generais, almirantes, brigadeiros e coronéis se dizem profissionais e chegam a se ofender com a cogitação de apoio a um golpe de Estado”. Os militares “rechaçam a possibilidade de quebra de disciplina”.

Um grupo de generais é visto como mais aberto e, no caso de vitória de Lula da Silva para presidente, tende a abrir interlocução com ele. A reportagem cita os generais Tomás Paiva, Valério Stumpf, Estevam Teophilo e Julio Cesar de Arruda. Tomás Paiva é apontado como o mais moderado e, por isso, tem boa aceitação entre o núcleo dirigente da campanha de Lula da Silva.


https://www.jornalopcao.com.br/bastidores/alto-comando-do-exercito-garante-que-quem-ganhar-leva-a-presidencia-da-republica-431014/                                                                       

         
                        
IFNMG publica editais para cursos técnicos gratuitos em 14 cidades; 2.304 vagas estão disponíveis
 

 Segundo o instituto, as inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e seguem até dia 2 de novembro.

Por g1 Grande Minas

30/09/2022

Campus do IFNMG em Araçuaí — Foto: IFNMG/Divulgação


O Instituto federal do Norte de Minas publicou editais com regras para selecionar estudantes que poderão ingressar em cursos técnicos gratuitos no primeiro semestre letivo de 2023. Ao todo, são oferecidas 2.304 vagas em 14 cidades.


“Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente”, divulgou o IFNMG.

Segundo o instituto, as inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e seguem até dia 2 de novembro. O processo é feito pela internet. Além dos editais online, o IFNMG também disponibilizará os editais em Braille. Para solicitá-los basta enviar email para acoesinclusivas@ifnmg.edu.br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus ou Reitoria) e telefone com DDD.

Os canais para esclarecimento de dúvidas são os e-mails cpsc@ifnmg.edu.br e contato@ibgp.org.br.

Para ambos os processos vale o sistema de cotas, que reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

“Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.”

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos precisam passar por uma banca, que “baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz.” A ascendência não é levada em consideração nesses casos e quem não se submeter ao processo ou se for constatada falsidade nas informações fornecidas, o concorrente será eliminado e poderá ser penalizado.

Sobre os processos


Edital nº 317/2022 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio (acesse aqui)

O IFNMG oferece 1.479 vagas nessa modalidade que é presencial e permite aos estudantes fazer, ao mesmo tempo, o curso técnico e o ensino médio. As oportunidades estão disponíveis nos Campi AlmenaraAraçuaíArinosDiamantinaJanaúbaJanuáriaMontes ClarosPiraporaPorteirinhaSalinas e Teófilo Otoni.

Edital nº 318/2022 – Cursos técnicos concomitantes/subsequentes (acesse aqui)

O IFNMG oferece 825 vagas nessa modalidade, entre cursos presenciais e a distância.

“Os cursos presenciais serão ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. As vagas para cursos na modalidade a distância são do Cead/IFNMG, que fica em Montes Claros, e do Campus Diamantina, mas ofertadas pelos Polos de CarbonitaItamarandiba e Presidente Kubitschek. Os cursos EAD preveem encontros presenciais para cumprir parte da carga horária de atividades.”


Vagas por cidade

CAMPUSCURSOFORMATURNODURAÇÃOVAGAS
AlmenaraTécnico em enfermagemSubsequenteNoturnoDois anos40
AlmenaraTécnico em agropecuáriaIntegradoIntegralTrês anos35
AlmenaraTécnico em administraçãoIntegradoIntegralTrês anos35
AlmenaraTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos35
AlmenaraTécnico em zootecniaIntegradoIntegralTrês anos35
AraçuaíTécnico em enfermagemSubsequenteNoturnoDois anos35
AraçuaíTécnico em manutenção e suporte em informáticaConcomitante/subsequenteVespertino1,5 anos40
AraçuaíTécnico em agrimensuraIntegradoIntegralTrês anos35
AraçuaíTécnico em agroecologiaIntegradoIntegralTrês anos35
AraçuaíTécnico em meio ambienteIntegradoIntegralTrês anos35
AraçuaíTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos35
ArinosTécnico em agropecuáriaIntegradoIntegralTrês anos70
ArinosTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos70
ArinosTécnico em meio ambienteIntegradoIntegralTrês anos35
DiamantinaTécnico em meio ambiente EADConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos80*
DiamantinaTécnico em informática EADConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos120**
DiamantinaTécnico em teatroIntegradoIntegralTrês anos35
DiamantinaTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos35
DiamantinaTécnico em meio ambienteIntegradoIntegralTrês anos35
JanaúbaTécnico em informática pela internetConcomitante/subsequenteVespertino1,5 ano35
JanaúbaTécnico em informática pela internetIntegradoIntegralTrês anos35
JanaúbaTécnico em vigilância em saúdeIntegradoIntegralTrês35
JanuáriaTécnico em manutenção e suporte em informáticaConcomitante/subsequenteNoturno1,5 anos25
JanuáriaTécnico em agropecuáriaIntegradoIntegralTrês anos90
JanuáriaTécnico em informática pela internetIntegradoIntegralTrês anos50
JanuáriaTécnico em meio ambienteIntegradoIntegralTrês anos70
Montes ClarosTécnico em eletrotécnicaConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos40
Montes ClarosTécnico em informática pela internetConcomitante/subsequenteNoturno1,5 anos40
Montes ClarosTécnico em segurança do trabalhoConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos40
Montes ClarosTécnico em edificaçõesConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos40
Montes ClarosTécnico em edificaçõesIntegradoIntegralTrês anos35
Montes ClarosTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos35
Montes ClarosTécnico em químicaIntegradoIntegralTrês anos35
PiraporaTécnico em informáticaConcomitante/subsequenteVespertino1,5 anos40
PiraporaTécnico em energias renováveisIntegradoIntegralTrês anos32
PiraporaTécnico em edificaçõesIntegradoIntegralTrês anos32
PiraporaTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos32
PiraporaTécnico em vendasIntegradoIntegralTrês anos32
PorteirinhaTécnico em eletrotécnicaConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos30
PorteirinhaTécnico em eletrotécnicaIntegradoIntegralTrês anos40
PorteirinhaTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos36
SalinasTécnico em agroindústriaIntegradoIntegralTrês anos70
SalinasTécnico em agropecuáriaIntegradoIntegralTrês anos70
SalinasTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos70
Teófilo OtoniTécnico em equipamentos biomédicosConcomitante/subsequenteNoturnoDois anos40
Teófilo OtoniTécnico em informáticaIntegradoIntegralTrês anos40
Teófilo OtoniTécnico em agropecuáriaIntegradoIntegralTrês anos40
Teófilo OtoniTécnico em gestão empreendedoraIntegradoIntegralTrês anos40
CeadTécnico em informática para internetConcomitante/subsequente EAD-Dois anos120
CeadServiços jurídicosConcomitante/subsequente EAD-Dois anos120
  • * Polo Carbonita: 40 vagas / Polo Itamarandiba: 40 vagas

  • ** Polo Carbonita: 40 vagas / Polo Itamarandiba: 40 vagas / Polo Presidente Kubitschek: 40 vagas

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2022/09/30/ifnmg-publica-editais-para-cursos-tecnicos-gratuitos-em-14-cidades-2304-vagas-estao-disponiveis.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário