sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Rio Doce continua subindo e pode chegar a cota de inundação, segundo régua do SAAE

 Nível do Rio Doce chegou a 2,58 m às 7h15 desta quinta-feira (23). A cota considerada para inundação pelo SAAE é de 2,80m.

Por g1 Vales de Minas Gerais 

22/12/2022 21h05  Atualizado há 16 horas 


Nível do Rio Doce sobe e preocupa ribeirinhos em Governador Valadares — Foto: Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales

  O nível do Rio Doce continua subindo em Governador Valadares. Nesta quinta-feira (22), às 20h a régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), marcava 2,40 m.

 O monitoramento tem sido feito a cada uma hora e pode ser conferido pela população no site do SAAE.

 

09h - 2,20 m

10h - 2,22 m

11h - 2,26 m

12h - 2,30 m

13h - 2,33 m

14h - 2,34 m

15h - 2,34 m

16h - 2,34 m

17h - 2,35 m

18h - 2,37 m

19h - 2,37 m

20h - 2,40 m

Moradores das áreas ribeirinhas da cidade estão sendo alertados a tomarem todas as providências para a possibilidade de uma cheia do Rio Doce.

 

Em alerta vermelho, com risco de inundação, o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Governador Valadares às 17h, informou que o nível do Rio Doce deve chegar a 2,65 m, por volta das 22h. Com a tendência de continuar subindo nas próximas horas.

 

A cota de inundação do rio na régua do SAAE é de 2,80 m.

 

Por isso, a Defesa Civil orienta aos moradores historicamente afetados a continuarem mantendo ações preventivas de segurança e a ficarem atentos aos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

 

Em caso de emergência ligue 199.



Reunião com órgãos públicos e prefeito de Governador Valadares — Foto: Prefeitura Municipal de Governador Valadares

 

Uma reunião, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na sala de acompanhamento da cheia do Rio Doce, contou com a participação de conselheiros do CBH-Doce, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Governo de Minas Gerais, Espírito Santo, Operador Nacional do Sistema (ONS), Cemig e, também, das Defesas Civis de diversos municípios.

 

No encontro, foram apresentadas as condições hidrológicas, monitoramentos e previsões para o território da bacia. De acordo com as informações passadas, a tendência é que o cenário se estabilize, mas oscilações não estão descartadas.

 

Chuvas

De acordo com o Cemaden, há previsão de chuvas para a região do Rio Doce, mas a massa de grandes acumulados está se deslocando para a região Norte do país.

 

Para a próxima semana, são esperadas chuvas dentro da média e, na primeira semana de janeiro, chuvas abaixo da média.

 

Já na segunda quinzena de janeiro, a tendência é que ocorram grandes acumulados, com precipitações de chuvas acima da média.

 

Nível dos rios

O Sistema de Alerta dispõe de pontos de monitoramento nos Rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí Grande e Doce – o que favorece um panorama de toda região, desde Ponte Nova/MG, região da “cabeceira”, até Linhares/ES, na foz.

 

Todos os pontos são acompanhados e gerenciados pela CPRM, que apontou atenção redobrada para o trecho de Governador Valadares/MG até Linhares/MG.

 

Segundo o monitoramento, o nível dos Rios Piranga, Piracicaba e Santo Antônio – que deságuam no rio Doce antes de Valadares tende a normalizar e baixar, mas a onda de água ainda está em deslocamento e vai passar por diversas cidades, como Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Colatina e Linhares, provocando oscilações significativas.

 

CBH-Doce está investindo no Sistema de Alerta

O registro de enchentes em nossa região tem sido cada vez mais recorrente. Nesse contexto, o CBH-Doce está investindo cerca de R$ 2 milhões no Programa de Convivências com as cheias.

 

Hoje, foi aberto o processo de contratação de empresa para consultoria e realização de estudos que vão aprimorar o Sistema de Alerta. Veja aqui como participar da contratação.

 

Vídeos do Leste e Nor

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2022/12/22/rio-doce-continua-subindo-e-pode-chegar-a-cota-de-inundacao-segundo-regua-do-saae.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário