domingo, 16 de junho de 2024

O que é metaverso? Venha conhecer

 

O que é metaverso? Venha conhecer

banner_posts

Assista e saiba mais o que é metaverso abaixo:

O metaverso seria uma realidade virtual feita por lugares virtuais que não deixam de existir quando você sai dela. Metaverso não é uma palavra utilizada no dia a dia, mas ganhou fama após o Facebook anunciar que mudaria de nome e se chamaria META.

Dessa forma, se você tem dúvida do que é o metaverso e quer mais informações sobre isso, continue lendo nosso artigo.

De fato, o metaverso é um termo que se refere a um ambiente virtual em 3D, onde múltiplos usuários podem interagir entre si e com elementos digitais em tempo real.

Em suma, esses ambientes virtuais podem ser acessados por meio de dispositivos como computadores, smartphones, óculos de realidade virtual e outros dispositivos tecnológicos.

O metaverso é uma extensão da ideia de realidade virtual, mas difere dela por ser um ambiente mais complexo e interativo, permitindo que os usuários criem e personalizem seus próprios avatares, interajam com outras pessoas e objetos virtuais, e desenvolvam suas próprias experiências e jogos.

Dessa forma, os metaversos têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, principalmente com o avanço das tecnologias de realidade virtual, aumento da capacidade de processamento de dados e maior acessibilidade dos dispositivos de acesso.

O que é o metaverso?

De fato, a ideia do metaverso é a criação de um mundo digital acessível, onde as pessoas possam trabalhar, estudar, socializar e se divertir, de um jeito em que elas realmente sintam que estão dentro desse lugar e não somente participando de um jogo.

Assim, o metaverso seria uma realidade virtual feita por lugares virtuais que não deixam de existir quando você sai dela. De fato, o metaverso não é apenas um lugar onde todas as empresas ou jogos estarão, mas são várias realidades virtuais.

A ideia é a utilizar moedas digitais para comprar roupas para os avatares – ou armas e equipamentos para os jogos. Por isso, é projetado que o metaverso faça uso da blockchain e de criptomoedas.

De fato, existem tanto metaversos centralizados, controlados por uma única empresa ou organização, quanto metaversos descentralizados, construídos em plataformas de tecnologia blockchain, que permitem a participação de múltiplos usuários sem a necessidade de uma entidade centralizada que controle o ambiente.

Algumas empresas e organizações já estão investindo em metaversos para criar novas formas de interação e experiências virtuais, como jogos, eventos, comércio eletrônico e até mesmo para fins educacionais e de treinamento. O potencial do metaverso é enorme e ainda há muito a ser explorado nesta área.

Significado da palavra Metaverso

A palavra metaverso foi criada pelo escritor Neal Stephenson, no livro Snow Crash, de 1992, no qual o personagem principal é um entregador de pizza, mas vive uma outra realidade, onde é um ninja.

Portanto, o livro de Stephenson inspirou muitas obras e jogos. Um dos jogos mais populares dos anos 2000, Second Life, foi inspirado na obra de Stephenson e nos dá uma boa ideia do que o metaverso é, ou deseja ser.

O Second Life é um mundo virtual 3D que foca na interação, onde cada usuário pode explorar, trabalhar e se divertir, simulando a vida real.

A palavra “metaverso” é uma junção das palavras “meta” (além de) e “verso” (universo), criando assim um termo que representa um universo digital além do mundo real, onde múltiplos usuários podem interagir entre si e com elementos digitais em tempo real.

A palavra foi popularizada a partir dos anos 90 por obras de ficção científica que descreviam mundos virtuais e ambientes digitais interativos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, o termo foi sendo aprimorado e hoje em dia é comumente utilizado para descrever ambientes virtuais 3D complexos e interativos, acessíveis por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, smartphones e óculos de realidade virtual.

O que é metaverso? Venha conhecer
 Dwight, personagem do seriado The Office, jogando Second Life. Imagem: NBC.

Como entrar no metaverso?

Dessa forma, depende de qual mundo digital você esteja falando. Em suma, é consenso que seja necessário utilizar itens de realidade virtual como Oculus VR e itens de realidade aumentada. Portanto, um dos exemplos de realidade aumentada é o Pokémon GO..

Bill Gates, em sua nota de fim de ano, disse que a maioria das pessoas no mundo não possuem óculos de realidade virtual ou luvas de captura de movimento. Com a popularização, novos itens devem surgir, tornando mais fácil entrar nesse mundo.

Atualmente, ainda não existe um único metaverso consolidado e acessível a todos os usuários. Existem diversas plataformas e ambientes virtuais que estão em desenvolvimento ou já foram lançados no mercado, cada uma com suas próprias características e funcionalidades. Algumas das principais plataformas de metaverso incluem:

  • Second Life
  • VRChat
  • Decentraland
  • Roblox
  • Minecraft

Para entrar no metaverso, necessário baixar ou acessar a plataforma ou ambiente virtual desejado e criar uma conta de usuário. Em seguida, é possível customizar seu avatar e começar a explorar e interagir com o ambiente digital e outros usuários.

Cada plataforma pode ter suas próprias regras e modos de interação, por isso é importante ler e seguir as orientações de uso. Além disso, é necessário ter um dispositivo compatível, como um computador, um smartphone ou um óculos de realidade virtual, para acessar o metaverso.

banner_posts

Facebook e o Metaverso

A META quer ser a pioneira a explorar e mapear o metaverso, dando significado próprio a essa palavra e, para tal, também quer trabalhar em conjunto com outras empresas para trazer a melhor experiência que o usuário possa ter.

A META quer trabalhar em conjunto com outras empresas dentro do metaverso. Isso significa que, quando um usuário comprar um produto do Instagram, por exemplo, também seja possível utilizar esse produto dentro do mundo da Microsoft. 

Dessa forma, foi com essa ideia que a META comprou a empresa de realidade virtual Oculus VR, em 2014, por aproximadamente 2 bilhões de dólares.

Quais empresas estão investindo nisso?

Portanto, muitas empresas estão buscando espaço, como a Nike que possui uma parceria com a Roblox, onde criaram um espaço chamado ‘Nikeland’ no jogo.

A Nike também comprou a empresa RTFKT, marca líder de inovação que fornece itens colecionáveis culturais e de jogos.

De fato, a Epic Games, criadora do Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, começou a desenvolver a realidade virtual e social dentro do jogo.

Mas quando falamos sobre empresas no metaverso, 4 empresas estão na frente dessa corrida, são elas:

  • Microsoft
  • Decentraland
  • Google
  • NVIDIA
  • Microsoft

A Microsoft, assim como a META, também diz que o trabalho em conjunto é fundamental. 

O que é metaverso? Venha conhecer
Microsoft Mesh Teams.

A Microsoft quer tornar possível que cada empresa crie seus ambientes virtuais e aumentem a experiência e interação dos funcionários.

Além disso, a empresa também é uma das que mais investe, comprando a empresa de jogos Activision Blizzard por 68 bilhões de dólares, criadora de jogos como “Call of Duty”, “Warcraft” e “Candy Crush”. 

A empresa também está trabalhando no sistema de captura 3D chamado “Holoportation”, que permite que o usuário seja “levado” para qualquer lugar do mundo em tempo real.

Decentraland

A Decentraland é um universo 3D desenvolvido na blockchain Ethereum, que deixa unir jogos e a realidade virtual.

A principal diferença da Decentraland para demais é que cada usuário é dono de um pedaço do mundo virtual e podem fazer o que bem quiserem, como criar, explorar ou negociar. 

Em novembro de 2021, um terreno virtual da Decentraland foi vendido por 2,4 milhões de dólares.

Google

Em suma, a Google foi uma das primeiras empresas a lançar uma versão de óculos de realidade aumentada, e agora está em busca de liderar a corrida pelo metaverso.

A Google está focada em lançar, até 2024, o fone de ouvido de realidade aumentada chamado de Projeto Íris.

Nvidia

A Nvidia trabalha atualmente em seu ‘Omniverse’, produto desenvolvido utilizando tecnologia 3D, que foca em simulação realista em tempo real. 

Assim como a META e a Microsoft, aposta na conversa e na conexão com demais empresas. A Nvidia também acredita que a utilização do Omniverse facilite na integração com os NFTs, que são super importantes dentro do metaverso.

banner_posts

Agrispace Metaverso da Culte

Com um amplo ecossistema, o Agrispace é um mundo virtual focado no agronegócio, permitindo que qualquer pessoa crie experiências imersivas em seu ambiente.

Dessa maneira, esse espaço proporcionará que o agronegócio brasileiro esteja diretamente conectado com as novas tendências tecnológicas.

Portanto, sendo uma tendência em crescimento e desenvolvimento, o Agrispace unirá diversas ferramentas que beneficiará os agricultores e empresários do agronegócio.

Agrispace é um termo que se refere ao espaço físico e virtual onde ocorrem atividades relacionadas ao setor agrícola, incluindo produção, comércio e gestão de propriedades rurais, ou espaço agrícola em tradução livre, é um termo que se refere ao espaço virtual onde ocorrem atividades agrícolas e rurais.

O Agrispace veio para conectar o agronegócio brasileiro, impulsionando e garantindo mais espaço para a comunicação.

Portanto, um metaverso no agronegócio vem justamente para proporcionar essas soluções digitais e garantir que o agronegócio continue ligado com as tendências tecnológicas.

Proporcionar um ambiente para que as empresas capacitem seus funcionários, realizem treinamentos e eventos ao vivo, será apenas uma das funções do Agrispace. 

Saiba mais sobre como introduzir sua empresa no Agrispace: clique aqui

Nossas comunidades:

Instagram: https://www.instagram.com/culte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário