domingo, 16 de junho de 2024

OpenAI escolhe ex-general que comandou a NSA para compor Conselho e comitê de segurança

 Paul Nakasone comandou agência por seis anos após indicação de Trump; nomeação acontece em monento em que criadora do ChatGPT enfrenta críticas por práticas de segurança

Por  — São Paulo

OpenAI indica ex-general que comandou a NSA para compor conselho — Foto: David Paul Morris/Bloomberg

Ex-chefe da Agência de Segurança Nacional (NSA) nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, o general aposentado do Exército, Paul Nakasone, foi indicado pela OpenAI como novo membro do Conselho de Administração da companhia. A nomeação acontece em um momento em que a empresa, criadora do ChatGPT, tenta responder a uma onda de críticas sobre suas políticas de segurança.

O militar especialista em cibersegurança dirigiu a NSA até fevereiro deste ano. Ele foi indicado ao cargo por Trump em 2018, e permaneceu no posto durante o governo do presidente Joe Biden.

A OpenAI informou que Nakasone vai fazer parte do Comitê de Segurança e Proteção do Conselho, anunciado em maio deste ano por Sam Altman, CEO da empresa. O grupo é responsável por fazer recomendações ao comando da OpenAI em decisões sensíveis que envolvam segurança, e foi criado como uma maneira de melhorar as práticas da companhia.

    Em comunicado, a OpenAI afirma ainda que Nakasone vai contribuir “para os esforços” da empresa em entender melhor como a inteligência artificial pode ser usada para “fortalecer a segurança cibernética ao detectar e responder rapidamente a ameaças”.

    A indicação do general aposentado acontece após uma série de críticas sobre as práticas de segurança da OpenAI. Em junho, uma carta aberta de atuais e ex-funcionários da empresa afirmava que a companhia priorizava lucros em detrimento da segurança de seus produtos.

    Um dos críticos das práticas da empresa foi Jan Leike, pesquisador que ajudou a liderar a equipe da OpenAI responsável por estratégias de ética da IA para o longo prazo. Leike pediu demissão no mês passado e alegou que estava “cada vez mais difícil” realizar seu trabalho. A equipe do pesquisador acabou dissolvida pela companhia semanas depois.

    “A inteligência artificial tem o potencial de ter enormes impactos positivos na vida das pessoas, mas só pode atingir esse potencial se as inovações forem construídas e implantadas com segurança", afirmou o presidente do conselho da OpenAI, Bret Taylor, em comunicado, após a contratação de Nakasone.

    A chegada do novo conselheiro da OpenAI também vêm meses após a turbulência no colegiado, em novembro do ano passado, que culminou na demissão relâmpago de Sam Altman e depois na volta do executivo para a empresa.

    https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2024/06/16/openai-escolhe-ex-general-que-comandou-a-nsa-para-compor-conselho-e-comite-de-seguranca.ghtml

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário