Entenda a atuação do cientista forense e o que fazer para atuar na área
O que é Ciência Forense?
Séries de televisão como CSI levaram muitas pessoas a se interessar pela área e questionar o que é ciência forense. As cenas de investigação, a tecnologia avançada e os cenários investigativos tornaram o segmento bastante popular.
A ciência forense tem se desenvolvido cada vez mais e, apesar de não ser tão emocionante quanto se mostra nas séries, a área é bastante diferenciada e proporciona aos profissionais momentos de contato com conhecimentos técnicos e científicos, além de auxiliar na investigação de crimes.
Afinal, o que é Ciência Forense?
A ciência forense é o conjunto de métodos e técnicas científicas aplicadas para a resolução de crimes. Na antiguidade as investigações criminais levavam em consideração as confissões e testemunhos das pessoas, pois as práticas forenses não eram padronizadas. Entretanto, há alguns escritos que demonstram o desenvolvimento de métodos para solucionar possíveis práticas criminais.
A partir do Século XVI a ciência forense começa a se organizar academicamente, com o início de estudos sobre a causa e circunstâncias da morte. No século XVIII, foi revelada a primeira evidência de patologia moderna. Em 1909 foi formada a primeira escola de ciência forense.
Com o avanço tecnológico e inovações científicas, este campo se tornou uma ciência com equipamentos e técnicas especializadas, diferentes disciplinas, além de cientistas altamente qualificados.
Áreas da Ciência Forense
A complexidade envolvendo a ciência forense faz com que esteja envolvida com diversos campos do conhecimento. Assim, abrange áreas como Antropologia, Patologia, Criminologia, Química, entre outras. Você pode encontrar, por exemplo, a Psicologia Forense, e Radiologia Forense. Esta ciência é dividida em diferentes segmentos, confira:
- toxicologia forense;
- podologia forense;
- patologia forense;
- optometria forense;
- odontologia forense;
- linguística forense;
- geologia forense;
- entomologia forense;
- engenharia forense;
- análise de DNA forense;
- botânica forense;
- arqueologia forense;
- antropologia forense;
- forense digital;
- criminalística.
O que faz um cientista forense?
O cientista forense é o profissional que aplica as técnicas de ciência forense para conseguir evidências para averiguar os fatos verdadeiros de uma questão. A sua atuação dependerá do campo escolhido para se especializar, não estando restrito apenas a área criminal. O profissional pode participar de julgamentos, concedendo o seu testemunho judicial e informando as suas descobertas.
Também conhecido como perito forense ou perito criminal, o cientista terá a função de coletar dados e evidências que ajudem a elucidar as situações de um crime. É necessário ter um olhar apurado para encontrar vestígios que podem estar escondidos e passariam facilmente despercebidos.
Outras características importantes são: organização, responsabilidade e ser metódico. Apesar de desempenhar um importante papel com as provas criminais, a sua função é coletar e analisar as evidências. Portanto, o cientista forense não possui o poder de resolver os crimes.
O que fazer para ser um cientista forense?
A carreira em Ciência Forense é bastante vasta, pois abrange diferentes campos de atuação. Como não há uma graduação em ciência forense, neste segmento é possível encontrar profissionais formados no curso de Medicina, Fotografia, Farmácia, Engenharia, Química, entre outros.
As técnicas forenses podem ser aprendidas em uma pós-graduação. Desta forma, o profissional pode unir as habilidades da sua formação com os conhecimentos adquiridos na especialização.
A forma mais comum de ingressar na profissão é através de concursos públicos para Polícia. Após a aprovação no concurso, ainda será necessário realizar um curso de formação específica promovido pela Polícia.
Bolsas de estudo de pós-graduação
Gostou da ciência forense e tem o sonho de atuar na área? Então aproveite as oportunidades de bolsas de estudo do Educa Mais Brasil neste campo. O programa de inclusão educacional disponibiliza até 70% de desconto nas mensalidades da sua pós-graduação. Há bolsas disponíveis para:
Além dos descontos para pós-graduação, você também bolsas de estudo de graduação e outras modalidades de ensino. As bolsas são oferecidas através de parceria com as melhores instituições de ensino. Faça a sua inscrição gratuita e garanta o seu benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário