Artistas projetaram em telão mensagem contra presidente; mais cedo, corte eleitoral determinou multa por propaganda política no festival
Poucas horas depois da decisão do Tribunal Superior Eleitor (TSE), um show da tarde deste domingo (27) no festival Lollapalooza teve uma manifestação eleitoral da banda Fresno. No telão, a banda projetou “Fora, Bolsonaro” e o vocalista Lucas Silveira gritou o mesmo no microfone.
Em seguida, o cantor Lulu Santos, que fez uma participação especial no show da Fresno, declarou: ““Como disse a Carmen Lúcia, cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu”.
Nesta manhã, o ministro Raul Araújo havia atendido pedido do PL da véspera e vetado atos que configurem propaganda eleitoral no festival, estabelecendo uma multa de R$ 50 mil por novas ocorrências.
Na decisão, o relator ressalta que a Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, “a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. No entanto, os artistas mencionados no processo “fazem clara propaganda eleitoral em benefício de possível candidato ao cargo de Presidente da República”.
“Os artistas e cantores referidos que se apresentaram no evento musical em testilha, além de destilar comentários elogiosos ao possível candidato, pediram expressamente que a plateia presente exercesse o sufrágio em seu nome, vocalizando palavras de apoio e empunhando bandeira e adereço em referência ao pré-candidato de sua preferência”, diz o ministro no documento.
A CNN procurou a organização do festival sobre a decisão e ainda aguarda resposta.
Veja imagens do
- 1 de 8
Banda Fresno projeta mensagem e diz 'fora, Bolsonaro' no Lollapalooza ao abrir último dia do evento
Crédito: Léo Lopes/CNN - 2 de 8
Pessoas são barradas na entrada do Lollapalooza. Evento foi interrompido neste domingo por conta das chuvas
Crédito: Léo Lopes / CNN - 3 de 8
Lollapalooza 2022: pessoas aguardam retomada da programação deste domingo, após alerta de chuvas e raios
Crédito: Léo Lopes / CNN - 4 de 8
Alerta meteorológico no telão do Lollapalooza: “Por favor, mantenha-se longe das estruturas metálicas do evento.”
Crédito: Léo Lopes / CNN - 5 de 8
Lollapalooza 2022: pessoas aguardam retomada da programação deste domingo, após alerta de chuvas e raios
Crédito: Léo Lopes / CNN - 6 de 8
Comunicado da organização do Lollapalooza sobre interrupção do evento exibido na sala de imprensa: O show foi interrompido devido a condições meteorológicas. A apresentação vai recomeçar em breve
Crédito: Léo Lopes / CNN - 7 de 8
Prevista para se apresentar às 14h50 no palco Budweiser, a banda Fresno fez um post nos stories de seu Instagram oficial neste horário com uma foto dos integrantes nos bastidores e a mensagem: "quase a postos".
Crédito: Reprodução - 8 de 8
Após interrupção por alerta de chuvas, Fresno reabre programação do Lollapalooza com show no palco Onix
Crédito: Léo Lopes/CNN
Em suas redes sociais, a cantora Anitta se ofereceu para pagar as multas decorrentes de manifestações dos artistas no Lolla. “Não existe de proibir um artista de expressar publicamente a infelicidade dele perante o governo o momento. Entendo a questão de fazer campanha política para candidato, cada um vota em quem quer, porém proibir a gente de expressar nossa insatisfação com o governo atual é censura. É mil novecentos e bolinha quando o povo não podia fazer nada. A gente não quer voltar para a estaca zero, pelo amor de Deus. Vou lutar com todas as minhas armas. Vai botar multa de não sei quanto? A gente paga, querido. Meus amigos que quiser [sic] se manifestar, pago a multa de vocês”, disse a artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário