Governador Romeu Zema participa da entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto. Governador foi vaiado por parte do público

Governador Romeu Zema participa da entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto. Governador foi vaiado por parte do público

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

A cerimônia da Medalha da Inconfidência de 2024, realizada neste domingo (21/4), em Ouro Preto, foi marcada pela ausência de alguns dos principais homenageados, incluindo o escolhido para receber o Grande Colar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O governador Romeu Zema (Novo) comandou a cerimônia e foi vaiado pelo público na Praça Tiradentes. 

O governo do estado informou aos presentes que FHC se ausentou "por motivos de saúde". Na sequência, o ex-presidente recebeu uma salva de palmas. 

"Me inspiro em Fernando Henrique para que o legado do meu governo não seja algo pontual, mas sim uma mudança de paradigma em Minas Gerais", declarou Zema.

 A ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina (PP-MS) – que comandou a pasta durante a gestão Jair Bolsonaro – também não compareceu, assim como o ex-jogador de futebol e gestor do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno. 

Já na lista de homenageados que foram ao evento, estão o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o senador Irajá Filho (PSD-TO).

"Estamos aqui nesta cerimônia não apenas para realizar um ato formal de homenagem, mas para reconhecer mineiros e brasileiros que, através de criatividade, coragem e determinação, saíram de suas zonas de conforto e foram buscar soluções para o crescimento social e econômico de nossa sociedade", disse Zema. 

Também estiveram presentes o vice-governador Mateus Simões (Novo); o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB); e o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP). 

 

 

FHC e Zema terão encontro


Como FHC, que está com 92 anos, não compareceu a Ouro Preto por motivos de saúde, ele e Zema vão precisar agendar um encontro, já que o Grande Colar só pode ser entregue pessoalmente – nem mesmo um representante poderia recebê-lo. O mais provável é que eles se reúnam em São Paulo, onde mora o tucano.

 

A escolha de FHC acontece em meio às comemorações dos 30 anos do Plano Real, que ele implementou como ministro da Fazenda, em 1994, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco.

Fernando Henrique Cardoso ocupou a Presidência por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. Ele também é sociólogo e autor de vários livros.

 

Zema reverencia Roger Dias

 

O governador também falou sobre o policial militar Roger Dias, assassinado em janeiro e que foi agraciado com a Medalha da Inconfidência neste domingo.

 

"Quero reverenciar a memória do Sargento Dias, que perdeu sua vida em cumprimento do dever, por um criminoso que estava na rua beneficiado com a saidinha temporária", declarou Zema. 

'Vacina contra o fascismo'

 

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), afirmou, em discurso que o evento é uma vacina contra o fascismo. 

"A celebração da Inconfidência é uma espécie de vacina que Ouro Preto aplica-nos a cada 21 de Abril para nos imunizar contra a epidemia dos diferentes vírus do fascismo", disse. 

A declaração foi feita no mesmo palco em que estava Zema, que já se posicionou contra a obrigatoriedade da vacina e é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também defendia que as pessoas não precisavam se vacinar durante a pandemia de Covid-19. 

Evento com vaias 

A primeira parte foi um momento cívico-militar na Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, com a cerimônia oficial de tiros pelos Dragões da Inconfidência, hasteamento da bandeira, ritual do fogo símbolico e a colocação de flores no monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

O momento foi aberto ao público e cerca de 50 pessoas vaiaram o governador aos gritos de "Fora Zema" e "Zema Caloteiro".

Governador Romeu Zema passa em revista à tropa em Ouro Preto

Governador Romeu Zema passa em revista à tropa em Ouro Preto

Jair Amaral/EM/D.A Press

 

Depois, o chefe do Executivo seguiu para o Panteão, onde foram colocados os despojos do túmulo da poeta Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência.

 

O espaço abriga outros integrantes desse período emblemático da história, incluindo Tiradentes e Alvarenga Peixoto, que era casado com Heliodora.

 

Por fim, no Centro de Convenções, foi feita a solenidade de entrega das medalhas.

Medalha da Inconfidência

 

A honraria foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek e é entregue em 21 de abril, Dia de Tiradentes. Além do Grande Colar, também são entregues a Grande Medalha, a Medalha de Honra e a Medalha da Inconfidência.

https://www.em.com.br/politica/2024/04/6842331-zema-e-vaiado-na-entrega-da-medalha-da-inconfidencia.html#:~:text=21%2F04%2F2024%2013%3A18&text=O%20governador%20Romeu%20Zema%20(Novo,recebeu%20uma%20salva%20de%20palmas.

                                                                                                                


Uma duvida ,o que o  Zema fez para merecer essa honraria..

Zema apoiou bolsoNARO..

SARGENTO RODRIGUES COM BOLSONARO..

                       ESTÃO TODOS NO MESMO BALAIO.          


... gestão do governador Romeu Zema (Novo), a dívida do Estado cresceu um terço. INSCREVA-SE no canal: https://bit.ly/inscricaootempo Acompanhe ...
YouTube · O TEMPO · 2 de nov. de 2023

Minas Gerais tem pela frente uma dívida tida como impagável. O Estado ... Romeu Zema busca saída para dívida de R$ 160 bilhões de Minas Gerais.
YouTube · Assembleia de Minas Gerais · 1 mês atrás

1° DE ABRIL: DIA DO CALOTE DO GOVERNO ROMEU ZEMA... Mar 18, 2024 · 2.4K views. 02:30. Hoje recebi, em meu gabinete, o vereador Deived, de ...
Facebook · Sargento Rodrigues · 21 de fev. de 2022


Zema desviou R$ 7 bilhões do IPSM de abril de 2020 até dezembro de 2023 ... Protesto Unificado – 1° DE ABRIL: DIA DO CALOTE DO GOVERNO ROMEU ZEMA.
YouTube · Sargento Rodrigues · 22 de fev. de 2024


ZENÓQUIO, QUE DEU CALOTE NOS SERVIDORES DA SEGURANÇA As associações estão em frente à casa do governador Romeu Zema, neste dia emblemático,
Facebook · Sargento Rodrigues · 3 semanas atrás

1789 likes, 177 comments - sargentorodriguesoficialMarch 18, 2024 on : "1° DE ABRIL: DIA DO CALOTE DO GOVERNO ROMEU ZEMA No dia da mentira, ...
Instagram · 1 mês atrás

O governador Romeu Zema deve aos servidores da segurança pública sete anos de recomposição. Sargento Rodrigues. Assistindo a essa entrevista do Governador ...
Deputado Sargento Rodrigues · Sargento Rodrigues · 19 de fev. de 2024


há 7 dias — Projeto do governador Romeu Zema que altera a lei sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) foi duramente criticado ...9K.