O mundo está cheio de lugares fascinantes, mas nem todos possuem o mesmo nível de segurança, que pode variar bastante em um mesmo país. Todos os anos, o Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México elabora uma lista com as 50 cidades mais perigosas do mundo.
Na Civitatis, queremos fazer um resumo e para isso montamos uma lista com as 10 cidades mais perigosas do mundo em 2020, em que se destaca a presença do México na lista, com seis cidades no ranking.
Tijuana (México)
Ao todo, o município, que tem uma população de 1,763 milhão, registrou 2.367 assassinatos no ano passado.
Uma equipe forense trabalha na cena do crime em Tijuana, México, em 21 de julho de 2019. O Conselho de Cidadãos para Segurança Pública e Justiça Criminal do México concluiu que Tijuana foi classificada como a cidade mais violenta do mundo em 2019, com 134 homicídios por 100.000 moradores
Trabalhadores forenses removem um corpo de uma casa em Ciudad Juárez onde uma família de cinco pessoas foi assassinada em janeiro de 2019. Ciudad Juárez, que está localizada em frente a El Paso, Texas, foi a segunda cidade mais perigosa do mundo em 2019, com 104,54 assassinatos por 100 moradores
O México informou que 34.608 pessoas foram assassinadas em 2019, o primeiro ano completo de mandato do presidente Andrés Manuel López Obrador
A cidade fronteiriça com os Estados Unidos lidera a lista pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, foram registrados 2367 homicídios e, devido à sua posição geográfica, Tijuana é conhecida pelas máfias e cartéis de drogas.
Ciudad de Juárez (México)
2020 violento: mil 637 asesinados en Ciudad Juárez
Ni el confinamiento por la pandemia, ni el despliegue de operativos lograron una reducción de la violencia
Blanca Elizabeth Carmona/La Verdad
Apesar dos grandes atrativos turísticos do México, outra de suas cidades lidera a lista. Apenas duas cidades do ranking registram uma média superior a 100 homicídios a cada 100.000 habitantes e Ciudad Juárez é uma delas. Um dos tipos de homicídios mais comuns são os relacionados à violência de gênero contra as mulheres.
Uruapan (México)
Violência em Michoacán: dois mortos e 16 feridos em ataque a um bar em Uruapan
Uma ordem chegou ao estabelecimento localizado no bairro Ramón Farías, na sede do município, e atacou os presentes
No primeiro dos clipes, 13 sujeitos cobertos com o rosto são observados carregando armas longas e as iniciais de cartel em um cobertor pendurado atrás
Sem sair do país, encontramos outra das cidades mais perigosas do mundo: Uruapan. Com uma taxa de 85.54 homicídios por cada 100.000 habitantes, não é estranho ver em seus jornais notícias sobre torturas e assassinatos devido à disputas de grupos criminosos da zona.
Irapuato (México)
Continuamos no México para falar da quarta cidade mais perigosa do mundo, Irapuato. Com uma população de aproximadamente 896.000 habitantes, essa cidade do centro do país registrou durante o ano passado 80,7 mil homicídios por cada 100.000 habitantes.
Ciudad Obregón (México)
Southern Sonora: os três municípios mais perigosos do México
Cajeme, Guaymas e Empalme estão na lista dos municípios mais violentos do país, devido ao alto número de homicídios diários
De janeiro a setembro deste ano, os homicídios dolosos em Sonora aumentaram 25,9%, em relação ao mesmo período de 2019, informou o secretário de Segurança e Proteção ao Cidadão, Alfonso Durazo Montaño.
Esta cidade mexicana se tornou atualmente o centro da atenção de diferentes grupos de narcotraficantes que lutam pelo controle do território. Esse fato levou a um aumento dos homicídios, que chegaram aos 281 no ano passado.
Caracas (Venezuela)
Violência na Venezuela foi 'mais letal' que a pandemia, segundo ONG
Em 2020, foram registradas 11.891 mortes violentas, 45,6 por 100 mil habitantes, afirmou o OVV em seu relatório anual apresentado nesta terça-feira
A situação de instabilidade política, social e econômica levaram a Venezuela, e especialmente à cidade de Caracas, a se tornar um dos lugares mais perigosos do mundo.
Apesar de a taxa de criminalidade ter diminuído em relação ao ano passado e Caracas ter perdido postos no ranking, a cidade venezuelana chegou a uma taxa de 74,6 homicídios por cada 100.000 habitantes, o que representa 2.134 mortes apenas no ano passado.
Acapulco (México)
Voltamos ao México para falar de uma das suas cidades turísticas por excelência, Acapulco. Durante os últimos seis anos, ela havia liderado a lista com taxas entre 104 e 113 homicídios por cada 100.000 habitantes, caindo para 71,76 no último ano.
Apesar de a segurança ter aumentado e ter deixado as primeiras posições da lista, Acapulco ainda está longe de ser uma cidade segura para seus cidadãos.
Cidade do Cabo (África do Sul)
Viajamos para o outro lado do oceano Atlântico para falar de uma das cidades mais populares da África do Sul. A Cidade do Cabo está na oitava posição, com 3.965 assassinatos registrados em 2019. O aumento da violência dos grupos criminosos e a intimidação das forças públicas contra movimentos sociais fizeram com que a cidade subisse no ranking.
St. Louis (Estados Unidos)
St. Louis tem a taxa de homicídios mais alta dos Estados Unidos, com 64,54 assassinatos por cada 100.000 habitantes. Essa cidade, localizada no estado de Missouri, é diretamente afetada pelos altos índices de pobreza, especialmente entre a população afroamericana, gerando uma grande instabilidade social.
Vitória da Conquista (Brasil)
No último lugar dessa lista das 10 cidades mais perigosas do mundo encontramos Vitória da Conquista, na Bahia.
Bem longe das taxas das cidades mais perigosas do México, Vitória da Conquista acumula também uma taxa preocupante, de 60,01 assassinatos por cada 100.000 habitantes. A maior parte das vítimas se produzem pelo auge de delitos relacionados à violência de gênero contra as mulheres.
Essa lista não significa que essas cidades não devam ser visitadas. Cidade do Cabo e Tijuana, entre muitos outros destinos mencionados, têm grandes atrações turísticas que vale a pena conhecer. Mas esses são destinos onde você deve tomar precauções na hora de visitá-los por conta própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário