Um dos presos suspeito de ajudar o fugitivo Lázaro Barbosa disse em depoimento à polícia que o serial killer dormia na fazenda onde ele trabalhava havia cinco dias. A força-tarefa, que tenta prender o fugitivo , foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, na quarta-feira (23), segundo o boletim de ocorrências registrado. As informações são do G1 .
URGENTE – Lázaro Barbosa é preso em Goiás
O fazendeiro e o caseiro, que não tiveram as identidades reveladas, foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e facilitação de fuga de foragido . Com um deles foi encontrado uma garrucha calibre 22 com 50 munições. A arma foi furtada por Lázaro provavelmente em uma das residências que ele invadiu e o foragido foi visto em algumas propriedades com a garrucha na mão. Os dois seguem presos até as 12h desta sexta-feira (25).
Ainda de acordo com o caseiro, o dono da propriedade ajudava Lázaro, dando alimentos e deixando que ele dormisse na casa. Já o fazendeiro não deu nenhuma declaração durante o depoimento.
Casos iguais foragidos escondidos mas punição diferenciada..ou Nula..
Miliciano morto na Bahia estava em chácara de vereador filiado ao PSL
Ex-capitão Adriano da Nóbrega | Foto: Polícia Civil
O ex-capitão Adriano da Nóbrega , acusado de ser o chefe do "Escritório do Crime" - milícia suspeita pela morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes - estava escondido na chácara do vereador Gilsinho da Dedé, filiado ao PSL, na cidade de Esplanada (BA). Adriano foi morto durante operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Bope da Polícia Militar da Bahia no domingo (9). De acordo com O Globo , Adriano fugiu de uma fazenda onde estava até a propriedade do vereador. Ao ser abordado, Adriano reagiu atirando contra os policiais e foi baleado. Ele foi levado hospital mas morreu durante atendimento. Quatro armas e 13 celulares foram encontrados no esconderijo.
"Não tenho nenhum alinhamento com Bolsonaro", diz vereador do PSL
Gilsinho de Dedé (PSL), vereador de Esplanada (BA) Imagem: Reprodução/Facebook
Alexandre Santos
Colaboração para o UOL, em Salvador
09/02/2020 21h08
Gilsinho de Dedé (PSL): "Não tenho nenhum alinhamento com Bolsonaro"
RELACIONADAS
Queiroz se escondia há um ano em casa de advogado de Bolsonaro Ex-assessor de Flávio Bolsonaro foi preso na casa de Frederick Wassef, advogado do senador e do presidente
Crédito: Divulgação/Polícia Civil Fabrício Queiroz no momento de sua prisão em Atibaia
“Não sei, não sou advogado dele”, declarou Frederick à época.
Queiroz e a ‘rachadinha’
Fabrício Queiroz é investigado no caso do suposto esquema de “rachadinha” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.
De acordo com relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão em sua conta de maneira considerada “atípica”, enquanto trabalhava para o filho para Flávio Bolsonaro na época em que ele era deputado estadual no Rio. Ele foi exonerado no final de 2018.
Queiroz foi preso a partir de mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça do Rio de Janeiro, num desdobramento da investigação que apura esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Queiroz se escondia há um ano em casa de advogado de Bolsonaro
Auxiliar fugitivo é crime?
A pessoa que auxilia o autor de um crime a fugir, a se esconder da ação da autoridade policial, pode ser punida com até 6 (seis) meses de detenção. Contudo, existem situações em que os sentimentos de amor, amizade, bem como os laços familiares, fazem com que seja impossível ao cidadão agir de outro modo. Ou seja, o sentimento é tão forte que faz com que o indivíduo prefira se submeter aos rigores da lei do que delatar a pessoa amada. Seria, inclusive, uma grande injustiça punir uma mãe que não quer denunciar seu filho. Para evitar essa espécie de injustiça, o legislador brasileiro definiu que é isento de pena o ascendente, o descendente, o cônjuge e o irmão do criminoso, que, movidos por esses sentimentos, prestam auxílio ao mesmo.
Fonte Legal: Art. 348, §2° do Código Penal.
Informação de utilidade pública assinada pelo advogado Thiago Lauria, consultor jurídico do projeto JurisWay. Mais informações no site www.jurisway.org.br
Tema nº 292/07
Ver lista de Temas
É bom saber... Auxiliar fugitivo é crime?
O advogado Ilvan Silva Barbosa negou que os presos tenham qualquer ligação com Lázaro Barbosa . “O caseiro fala que, provavelmente, pode ter visto uma pessoa parecida com o Lázaro. Já o proprietário disse que nunca o viu e não tem contato nenhum com Lázaro”, disse ao G1.
CPI não deverá ter reunião na sexta, diz Randolfe Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário