Homem e uma mulher, ambos brancos, estavam no PedeTeresa, na Praça Tiradentes, no Centro da capital fluminense
Uma roda de samba realizada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, compartilhou um vídeo de um homem e uma mulher, ambos brancos, imitando macacos em um evento da última sexta-feira (19/7).
Em nota no Instagram, a produção do PedeTeresa disse que comportamentos como esse não são tolerados e que irá registrar uma denúncia, na segunda-feira, contra a dupla envolvida no caso.
“Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba. Só não foram expulsos, pois não chegaram à ciência de nossa produção. O samba é lugar de gente preta, feito por gente preta. Pessoas brancas têm que pisar devagar e respeitar! Coloquem-se no lugar de vocês que é ‘nenhum’. Não fazemos questão deste tipo de presença em nosso samba, e, se virmos este comportamento inaceitável, serão expulsos”, diz trecho da nota.
A gravação foi feita por uma assessora da vereadora Mônica Cunha, presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara do Rio.
Nas imagens, um homem e uma mulher, ambos brancos, imitam macacos em gestos e sons durante a apresentação da roda de samba.
“O samba é um patrimônio cultural crucial da comunidade negra. Desrespeitar este espaço é desrespeitar a história, a luta e a identidade do povo negro”, escreveu no Instagram a vereadora Mônica Cunha.
Ex-policial é suspeito de matar a mãe e outras quatro pessoas em asilo
Entre as vítimas estão três residentes e um funcionário do asilo
Um homem de 51 anos foi preso após invadir um asilo, nesta segunda-feira (22/7), e matar a mãe e outras quatro pessoas no leste da Croácia. No local, vivem vinte idosos. O suspeito é um policial militar aposentado.
De acordo com informações do jornal “Jutarnji List”, entre as vítimas também estão três residentes e um funcionário do asilo. Outras três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.
A imprensa da Croácia informou ainda que o suspeito entrou no local, e abriu fogo com uma pistola. Duas vítimas buscaram refúgio em uma loja próxima, uma com um ferimento no olho e outro com uma bala no peito.
Em entrevista ao portal "Snevnik', o lojista disse que chamou imediatamente os serviços de emergência, assim como a polícia já que os feridos reconheceram o atirador em uma cafeteria da região. “Ele se sentou, pediu uma bebida e colocou a arma sobre a mesa”, disse a testemunha.
O primeiro-ministro, Andrej Plenkovi, disse que os ministros Davor Boinovic (Interior), Vili Bero (Saúde) e Marin Pileti (Trabalho) foram deslocados para o local do crime e os hospitais que receberam os feridos.
“Estamos consternados com o assassinato de cinco pessoas em Daruvar. Expressamos nossas condolências às famílias das vítimas e esperamos pela recuperação dos feridos. Espero que as autoridades competentes estabeleçam todas as circunstâncias do terrível crime. Os Ministros Boinovic, Bero e Pileti irão para Daruvar e para o hospital de Pakrac”, informou Plenkovi nas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário