Operação Ninho de Serpentes tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre ações de grupe envolvido na promoção ilegal de seis brasileiros agredidos no México.
Por Samuel Bonicontro, g1 Vales de Minas Gerais
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (16), dois
mandados de busca e apreensão durante uma operação em Governador Valadares.
De acordo com a PF, ação, denominada Ninho de Serpentes, tem como objetivo aprofundar as investigações sobre as ações de um grupo envolvido na promoção ilegal de brasileiros agredidos no México.
Entenda o caso
Em maio deste anos migrantes brasileiros agredidos física e psicologicamente por criminosos que gravaram as ações e publicaram nas redes sociais.
Durante as investigações, um brasileiro, suspeito de ser o principal envolvido na promoção da migração ilegal do grupo agredido, foi detido nos Estados Unidos por irregularidades migratórias.
Ele contava com o apoio de outras pessoas no Brasil para receber e movimentar os valores e bens que os migrantes pagavam para tentar atravessar a fronteira.
O homem deve ser deportado pelas autoridades brasileiras.
Os investigados podem responder pela prática do delito de promoção de migração ilegal. A pena para esse crime varia de dois a cinco anos de prisão e multa.
Fernando Ferreira Vasconcelos, conhecido como 'Linguiça', é condenado por matar a cunhada, e tentar assassinar o irmão paraplégico
Fernando Ferreira Vasconcelos, apelidado de "Linguiça", foi capturado depois de onze anos foragido em Hortolândia, no interior paulista
Um homem que estava foragido da Justiça há 11 anos por ter matado a cunhada em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, foi preso na última segunda-feira (15/7) pela Polícia Militar de São Paulo. Conhecido como 'Linguiça', Fernando Ferreira Vasconcelos foi capturado em Hortolândia, no interior paulista.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, a Polícia Militar de São Paulo foi avisada sobre o possível paradeiro de Fernando. Ao ser abordado, o criminoso apresentou documentos falsos e, devido a isso, foi preso pelo artigo 304 do Código Penal.
'Linguiça' foi condenado em 2013 por homicídio qualificado, tendo assassinado a própria cunhada com 14 facadas nas costas e também por tentativa de homicídio, ao desligar o aparelho de oxigênio que mantinha vivo seu irmão, que era paraplégico.
O criminoso está preso deste terça-feira (16/7) no Presídio de Sumaré, em São Paulo. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ele deverá ser citado para responder o processo pela morte da cunhada e, possivelmente, será levado a júri popular em Conceição das Alagoas.
O criminoso foi inserido em 2022 no programa MPMG Busca, inciativa para encontrar criminosos que tenham mandados de prisão em aberto.
Como denunciar
Denúncias sobre a localização de procurados pela Justiça podem ser feitas pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou pela página da ouvidoria no portal do MPMG. A denúncia é sigilosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário