Operação Ninho de Serpentes tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre ações de grupe envolvido na promoção ilegal de seis brasileiros agredidos no México.
Por Samuel Bonicontro, g1 Vales de Minas Gerais
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (16), dois
mandados de busca e apreensão durante uma operação em Governador Valadares.
De acordo com a PF, ação, denominada Ninho de Serpentes, tem como objetivo aprofundar as investigações sobre as ações de um grupo envolvido na promoção ilegal de brasileiros agredidos no México.
Entenda o caso
Em maio deste anos migrantes brasileiros agredidos física e psicologicamente por criminosos que gravaram as ações e publicaram nas redes sociais.
Durante as investigações, um brasileiro, suspeito de ser o principal envolvido na promoção da migração ilegal do grupo agredido, foi detido nos Estados Unidos por irregularidades migratórias.
Ele contava com o apoio de outras pessoas no Brasil para receber e movimentar os valores e bens que os migrantes pagavam para tentar atravessar a fronteira.
O homem deve ser deportado pelas autoridades brasileiras.
Os investigados podem responder pela prática do delito de promoção de migração ilegal. A pena para esse crime varia de dois a cinco anos de prisão e multa.
Fernando Ferreira Vasconcelos, conhecido como 'Linguiça', é condenado por matar a cunhada, e tentar assassinar o irmão paraplégico
Um homem que estava foragido da Justiça há 11 anos por ter matado a cunhada em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, foi preso na última segunda-feira (15/7) pela Polícia Militar de São Paulo. Conhecido como 'Linguiça', Fernando Ferreira Vasconcelos foi capturado em Hortolândia, no interior paulista.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, a Polícia Militar de São Paulo foi avisada sobre o possível paradeiro de Fernando. Ao ser abordado, o criminoso apresentou documentos falsos e, devido a isso, foi preso pelo artigo 304 do Código Penal.
'Linguiça' foi condenado em 2013 por homicídio qualificado, tendo assassinado a própria cunhada com 14 facadas nas costas e também por tentativa de homicídio, ao desligar o aparelho de oxigênio que mantinha vivo seu irmão, que era paraplégico.
O criminoso está preso deste terça-feira (16/7) no Presídio de Sumaré, em São Paulo. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ele deverá ser citado para responder o processo pela morte da cunhada e, possivelmente, será levado a júri popular em Conceição das Alagoas.
O criminoso foi inserido em 2022 no programa MPMG Busca, inciativa para encontrar criminosos que tenham mandados de prisão em aberto.
Como denunciar
Denúncias sobre a localização de procurados pela Justiça podem ser feitas pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou pela página da ouvidoria no portal do MPMG. A denúncia é sigilosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário