Homem de 20 anos era administrador de um canal no Telegram que disseminava conteúdos de ódio, com apologia à violência. Caso é investigado pelas autoridades francesas.
Policial armado durante ocorrência em Paris, em 17 de julho de 2024 — Foto: REUTERS/Abdul Saboor
Um neonazista suspeito de planejar ações violentas durante os Jogos Olímpicos de Paris foi preso pela polícia antiterrorista nesta quarta-feira (17) no leste da França, informou uma fonte próxima à investigação.
- O homem, que foi levado sob custódia pela unidade antiterrorista da Polícia Judiciária, é suspeito de ter feito ameaças em um canal do Telegram chamado "Divisão Ariana Francesa", do qual ele era o administrador.
O jovem seria um "ex-antifascista" de 20 anos, segundo uma fonte ouvida pelo jornal "Le Monde".
Natural da região da Alsácia e muito ativo nas redes sociais, o rapaz dirigia o grupo ultranacionalista sob o pseudônimo de “Panzer”, uma referência aos tanques usados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o jornal "Le Parisien", ele ameaçou no Telegram atacar a drag queen Minima Gesté. Ela participou do revezamento da tocha olímpica em Paris, o que provocou comentários homofóbicos.
Ainda de acordo com a imprensa francesa, o canal no Telegram era um desdobramento do grupo de extrema direita FRDeter, cujos membros também trocavam comentários racistas e faziam apologia à violência.
O Ministro do Interior da França, Gérard Darmanin, pediu que esses canais fossem fechados em abril de 2023. Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público de Paris por “apologia ao terrorismo, ameaças de morte ou outros crimes, incitação ao ódio ou à violência em particular”.
Os Jogos Olímpicos de Paris, que terão um amplo dispositivo de segurança, têm início no dia 26 de julho com uma cerimônia no rio Sena, e terminarão na noite de 11 de agosto.
LEIA TAMBÉM
Prefeita de Paris cumpre promessa e nada no rio Sena antes dos Jogos Olímpicos
A dez dias da cerimônia de abertura de Paris 2024, 10 curiosidades a respeito dos Jogos Olímpicos
Prefeitura de Paris está tirando imigrantes sem-teto das ruas e os levando para outras cidades antes das Olimpíadas, diz jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário