PERIGOS DO CLORO: VÁRIOS PRODUTOS, VÁRIOS PROBLEMAS
A limpeza convencional é normalmente realizada com diversos produtos, um para cada local ou situação. O que muita gente não sabe é que esses produtos podem ter reações adversas e perigosas quando em contato uns com os outros. Dentre os produtos que apresentam mais riscos à saúde e ao meio ambiente está a água sanitária. Esse produto tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio (NaClO), comumente chamado de Cloro. E estamos aqui para te alertar sobre os perigos do cloro.
O grande perigo está naqueles produtos que matam fungos e bactérias. Pois, para atingirem seu propósito, eles contêm substâncias químicas que, se não forem utilizadas da forma correta podem trazer sérios problemas. Mesmo tomando os cuidados necessários como utilizar luvas e manter o ambiente amplamente arejado, podem apresentar sérios riscos para quem os utiliza. O hipoclorito de sódio, quando exposto, libera o gás cloro, que provoca irritação das vias aéreas (indo diretamente para a corrente sanguínea), danos aos olhos e dores de cabeça. Podem chegar também a ocasionar intoxicações, provocar queimaduras severas à pele, além de ser extremamente nocivo se ingerido.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) reconheceu o Cloro como um pesticida. Uma vez que seu único objetivo é eliminar organismos vivos. Quando nos colocamos em contato com substâncias que contém Cloro, elas não matam somente as bactérias, mas também destroem células e tecidos dentro do nosso corpo.Tá aí mais um malefício do Cloro!
O PROBLEMA VAI PARA O OCEANO
Algumas fórmulas do Cloro contidas em produtos de limpeza alvejantes possuem estabilizadores e outras substâncias prejudiciais, como o mercúrio e demais metais pesados. Essas substâncias poluem as águas quando descartadas e são muito tóxicas para os organismos aquáticos. Por ter pouca degradabilidade e caráter básico, prejudicam diretamente as espécies marinhas, comprometendo toda a cadeia ambiental.
E OS MALEFÍCIOS DO CLORO NÃO PARAM POR AÍ…
Além de todos os problemas já citados, estudos mostram que, quando o cloro se mistura com substâncias orgânicas naturais, criam cancerígenos organoclorados, chamados THMs (trihalometanos). Esses podem ser inalados dos vapores de banheiros ou absorvidos pela pele, ou ainda ingeridos na água que bebemos. Os THM’s são conhecidos por prejudicar a glândula tireoide, causar tumores e afetar o sistema nervoso, fígado e rins. Além de causar distúrbios reprodutivos.
O vapor de água transforma o Cloro em gás clorofórmio. E esse, por sua vez, causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele e coceiras no corpo.
Segundo o Conselho de Qualidade Ambiental dos Estados Unidos, “o risco de câncer entre as pessoas que utilizam água clorada é 93% maior do que entre aquelas cuja água não contém cloro”.
NA LAVAGEM DE ROUPAS
Para lavar roupas brancas, muitas pessoas utilizam a forma pura do Cloro, que é ainda mais perigosa. As substâncias danosas impregnam no tecido e, quando em contato com a pele, sob temperaturas mais quentes, a transpiração facilita a absorção das substâncias pela pele.
Sem contar o problema das manchas nas roupas coloridas, né?
A SOLUÇÃO POSITIV.A
Nossos produtos foram pensados para solucionar todos os problemas que levantamos acima. A linha é enxuta, ou seja, com poucos produtos, é possível limpar a casa toda e, o principal, de forma segura. Todos os nossos produtos são hipoalergênicos, biodegradáveis, de base 100% vegetal, veganos e não apresentam nenhum risco ao meio ambiente.
O MULTIUSO substitui até 10 produtos convencionais e tem ação desinfetante segura. Para o resultado branqueador que o Cloro oferece, recomendamos o uso do SABÃO DE COCO POSITIV.A junto à exposição ao sol. Aquele antigo e perfeito hábito do tempo das avós de quarar as roupas no varal – já dizia Alceu Valença!
Vem com a gente transformar o conceito de limpeza e livre-se de vez do Cloro!
ALERTA! CORONAVÍRUS
A água sanitária tem sido amplamente recomendada para higienização e contenção do Coronavírus. No entanto, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde é a água e sabão. Especialmente agora em que a limpeza deve ser feita com mais frequência, usar produtos que não sejam agressivos para a nossa saúde e para o meio ambiente é a melhor alternativa. A Covid-19 é uma doença que ataca principalmente o sistema respiratório. A água sanitária, por sua vez, é extremamente prejudicial para as vias respiratórias. Ou seja, não formam uma boa combinação.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) soltou uma Nota Técnica (Nº 11/2020) alertando para o aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no Brasil desde o início da pandemia do Coronavírus. Leia mais sobre isso aqui.
Por isso, evite ainda mais o uso de produtos agressivos para sua saúde. A melhor alternativa para conter o Coronavírus é o uso de sabões neutros e água corrente!
—
Fontes (acesso em abril de 2018):
Nenhum comentário:
Postar um comentário