quinta-feira, 1 de abril de 2021

Lembrança do Golpe Militar que ceifou muitas vidas e arrebentou com a economia do Pais- 1964:

 

Lembrança do Golpe Militar que ceifou muitas vidas e arrebentou com a economia do Pais- 1964:

seta-imagem-animada-0182


Dia 01 de abril é o Aniversário do Golpe Militar de 1964. O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado. Esse golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros à presidência pela União Democrática Nacional (UDN). O regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.


Em valores de hoje dvida externa deixada pela ditadura militar atingiria US 12 tri quatro vezes a atual


Em valores de hoje, dívida externa deixada pela ditadura militar atingiria US$ 1,2 tri, 


Publicado por Moema Fiuza
há 7 anos

Fonte

Dia da Mentira:

Dia 01 de abril é o Dia da Mentira. Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França[carece de fontes] . Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março[carece de fontes] , data que marcava a chegada da primavera[carece de fontes] . As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril1 . Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Fonte

Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680:

Dia  01 de abril é o dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680. Dia da Abolição da Escravidão Indígena. Chegando ao Brasil, no século XVI, os portugueses encontraram diversas tribos indígenas. "Os índios plantavam mandioca, algodão e milho. Alimentavam-se com o produto do que plantavam, e ainda, com a caça e a pesca. Teciam com algodão e trabalhavam a cerâmica. Tinham uma vida livre e autônoma e boas relações com os portugueses. Por isso, quando iniciou a exploração do pau-brasil, os índios ajudavam os portugueses, derrubando árvores e levando-as aos portos de embarque, trabalho grande e sem justa remuneração. Iniciando a colonização do Brasil, os portugueses começaram a expulsar os nativos da terra, a capturar os índios, transformando-os em escravos, mão de obra mais barata do que os negros. Nesta escravidão, os índios foram vítimas da violência à sua dignidade e a perda da liberdade. A escravidão indígena começou em 1534 e foi até 1755. O fim desta escravidão se deu através das leis de 1755 e 1758. O índio só deixou de ser escravo, quando existiram condições econômicas para comprar negros. Os trabalhos de catequese dos jesuítas se opunham à escravidão. Para o desempenho dessas atividades econômicas, a mão-de-obra indígena era barata e essencial. A abolição da escravidão indígena ocorreu somente de forma definitiva depois, por iniciativa do marquês de Pombal. Primeiro, por lei de 6 de junho de 1755, válida para o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Depois, em 1758, a medida foi ampliada, por alvará, para o Brasil todo. Hoje, em todo o país, os índios se distribuem por 556 áreas distintas, e ocupam uma superfície total de 83.507.923 hectares – o equivalente a 9,81% do território nacional. Calcula-se que existam no Brasil 215 etnias indígenas conhecidas, com uma população total de 325.652 pessoas (dados de 1997). A quantidade exata, no entanto, é muito maior, pois existem inúmeras sociedades isoladas e desconhecidas."  
Fonte

Dia do Tomate:

Dia 01 de abril é o dia do tomate. O tomate, legume tão usado na cozinha, é na verdade um fruto, que muda de cor e formato de acordo com a sua variedade.Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz. A planta que produz o tomate chama-se tomateiro. Seu emprego na culinária é enorme, podendo ser usado em várias preparações como saladas, temperos, sucos e doces..
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário