Após a recomendação de suspensão da aplicação da AstraZeneca em pessoas destes grupo prioritário, cinco municípios retomaram as imunizações com vacinas da Pfizer e CoronaVac: veja quais são os municípios.
Por G1 Centro-Oeste de Minas
25/05/2021 17h21
Imunização de gestantes com comorbiades é retomada no Centro-Oeste de Minas — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
O cronograma de imunização das grávidas e puérperas com comorbidade foi retomado em Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Formiga e Nova Serrana. A informação foi confirmada ao G1 pelas Prefeituras nesta terça-feira (25). Os imunizantes usados serão os da Pfizer, com exceção de Formiga, que irá utilizar a vacina CoronaVac.
A imunização deste grupo estava suspensa desde o último dia 10, quando a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a interrupção imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS), com sede em Divinópolis, recebeu nesta segunda-feira (24), 26.090 doses da vacina contra a Covid-19, são 1.761 da CoronaVac e 24.329 da AstraZeneca. A distribuição corresponde ao 20º lote dos imunizantes distribuídos pelo Governo de Minas.
Nesta remessa também foram distribuídos as 64.350 doses de vacina Pfizer, destinadas a 47 municípios mineiros. As cidades atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, em acordo com a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais, para armazenamento e manipulação do imunizante.
Leia também:
Cidades com cadastro para se vacinar
Divinópolis
Em Divinópolis, o cadastro para gestantes e puérperas que tenham mais de 18 anos, para tomarem a vacina contra Covid-19, da marca Pfizer, foi reaberto na segunda-feira (24). De acordo com a Prefeitura, a vacinação será realizada nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26).
O cadastramento já está disponível no site da Prefeitura e ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19.
O município explicou ainda que a vacinação será no novo drive, Drive Bo Pastor, localizado na Rua Galdino Ferreira da Silva, nº30, no Bairro Bom Pastor, no final da rua Pitangui. O local é adequado e preparado para esse imunizante, que exige ser aplicado em ambiente com temperatura de no máximo 20 graus.
Para se vacinar é imprescindível que as grávidas estejam com laudo médico atestando a gravidez com comorbidade e, ainda, a indicação para tomar a vacina contra a Covid-19 ou laudo médico com recomendação para tomar a vacina.
As puérperas precisam estarem com o laudo médico comprovando a comorbidade com a indicação para tomar a vacina contra a Covid-19 e alta do hospital como comprovante do parto. Todas devem levar comprovante de endereço.
É fundamental que as pessoas observem atentamente o local e horário da vacinação e não esquecer os documentos como Carteira de Identidade e Carteira do SUS ou da unidade de saúde. É necessário que levem também o comprovante do dia e horário para a vacinação. Todos os laudos e cópias das receitas ficarão retidos para as devidas fiscalizações.
Pará de Minas
Em Pará de Minas, a aplicação da vacina da Pfizer começou nesta terça-feira (25), com a imunização das gestantes e puérperas até 45 dias, com comorbidades. A aplicação é feita em salas de vacina nas unidades de saúde determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira remessa do imunizante da Pfizer, com 1.170 doses chegou ao município nesta segunda-feira (24). Além delas, na 20ª entrega de imunizantes pela Gerência Regional de Saúde, foram liberadas 640 doses da Coronavac para reforço.
Formiga
Em Formiga, a Prefeitura informou que recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), 100 doses da CoronaVac como reposição de doses faltantes. Frascos de vacinas com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem foram identificados na cidade e imediatamente o fato foi notificado a SES.
Com a chegada desta reposição, as gestantes e puérperas (em até 45 dias após o parto) que tenham a partir de 18 anos e com comorbidades serão imunizadas.
A vacinação será nesta sexta-feira (28), das 8h às 14h no posto de saúde Vila Didi. É necessário levar o relatório médico devidamente preenchido e assinado pelo médico, documento de identidade, CPF e cartão de vacina. A puérpera, além destes documentos relacionados, tem que levar a certidão de nascimento da criança.
Nova Serrana
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Serrana, o município recebeu 1.170 doses da Pfizer, que serão utilizadas na imunização do público de 18 a 59 anos com comorbidades, entre eles, gestantes e puérperas.
A vacinação acontecerá exclusivamente para essas 1.600 doses, no PSF José Eustáquio (UBS Rita de Cássia), localizada a rua Professora Rosângela Duarte Nº 2.261 - Adalberto Amaral. (Próximo à rodoviária). A aplicação será na segunda (24/05) e terça (25/05), quarta (26/05) e sexta-feira (28/05).
O paciente agendado deverá comparecer para vacinação apresentando os seguintes documentos: Cópia da receita e/ou relatório médico, com o objetivo de comprovar a comorbidade (este documento ficará retido na unidade), Identidade, CPF, Comprovante de endereço, Cartão SUS e Cartão de vacina.
Itaúna
Em Itaúna, a Prefeitura informou que o município recebeu 1.170 doses da Pfizer. O imunizante é utilizado para vacinar pessoas com comorbidade acima de 18 anos, dentre elas, grávidas e puérperas.
As imunizações começaram nesta terça-feira (25) e seguem até quinta-feira (27). A imunização ocorre no anexo da Secretaria de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário