Desenhista Daniel Azulay e saxofonista Manu Dibango estão
entre as vítima
Artistas de diversas áreas, como música, artes visuais e cinema, estão entre as vítimas fatais do coronavírus no mundo. Entre as mortes provocadas pela covid-19 nas últimas semanas, estão a do dramaturgo Terrence McNally e a do desenhista Daniel Azulay. Confira abaixo os famosos que morreram por conta da doença:
Terrence McNally
O dramaturgo Terrence McNally morreu no dia 24 de março, na Flórida, por complicações causadas pelo novo coronavírus. Ele tinha 81 anos. Ao longo da carreira, McNally foi quatro vezes premiado pelo Tony – principal premiação do teatro americano. O dramaturgo produziu diversos espetáculos na Broadway.
Manu Dibango
Também no dia 24 de março, o saxofonista Manu Dibango morreu aos 86 anos, vítima do coronavírus. Expoente do afro-jazz, o camaronês se tornou famoso com o hit Soul Makossa.
Martinho Lutero Galati de Oliveira
Maestro e criador da Rede Cultural Luther King, Martinho Lutero Galati de Oliveira, morreu em São Paulo, no dia 25 de março, aos 66 anos, após contrair coronavírus e sofrer uma parada cardíaca. De acordo com a família, o primeiro teste para covid-19 deu negativo. O segundo deu positivo para a doença.
Naomi Munakata
Uma das mais importantes regentes brasileiras, Naomi Munakata morreu no dia 26 de março, aos 64 anos. Ela estava internada desde o dia 16 de março no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. No último dia 19, seu teste para a covid-19 deu positivo. Munakata foi regente titular do Coro da Osesp por duas décadas, de 1995 a 2015 - período que a lançou ao reconhecimento internacional. Ela era atualmente regente titular do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo.
Mark Blum
O ator Mark Blum, 69 anos, conhecido por estrelar o filme Crocodile Dundee (1986), morreu por complicações do coronavírus. A informação foi divulgada no dia 26 de março. Blum era conhecido também por atuar ao lado de Madonna no filme Procura-se Susan Desesperadamente (1985). Um dos seus trabalhos mais recentes foi na série You, da Netflix.
Daniel Azulay
Famoso principalmente na década de 1980, o desenhista Daniel Azulay morreu no dia 27 de março, no Rio de Janeiro, aos 72 anos. O educador e artista plástico tratava de um câncer e contraiu a covid-19. Ele foi destaque nas décadas de 1970 e 1980 por ter criado a Turma do Lambe Lambe, grupo de personagens que apareciam em atrações infantis de canais como TV Educativa e Bandeirantes.
Joe Diffie
No dia 29 de março, o cantor Joe Diffie morreu aos 61 anos, nos Estados Unidos. Ele havia recebido o diagnóstico de coronavírus há dois dias. Diffie fez sucesso nos anos 1990 com a música country. Ganhou um Grammy em 1998 com a faixa Same Old Train.
Alan Merrill
Criador da música I Love Rock 'n' Roll, Alan Merrill morreu no dia 29 de março, vítima da covid-19, aos 69 anos. Merrill escreveu letra e melodia em 1975, como uma resposta à música It's Only Rock 'n Roll (But I Like It), dos Rolling Stones. A faixa, que se tornou hit mundialmente conhecido na voz de Joan Jett em 1982, foi gravada originalmente em 1975 pelo artista com sua banda, a Arrows.
Ken Shimura
Após apresentar sintomas de pneumonia e ser internado, o comediante japonês Ken Shimura morreu na noite do dia 29 de março, aos 70 anos. Segundo a imprensa internacional, ele foi a primeira celebridade a ser diagnosticada com coronavírus no Japão. Ídolo no país, Ken aparecia com frequência em programas da TV japonesa com esquetes de humor.
Wallace Roney
O trompetista, que se apresentou várias vezes no Brasil, morreu na terça-feira (31), aos 59 anos. Durante a carreira, Wallace Roney tocou com Dizzy Gillespie, Duke Ellington e Miles Davis, que foi seu professor. Ele também acompanhou gente como Clark Terry, McCoy Tyner, Sonny Rollins e Herbie Hancock.
Wilhelm Burmann
O treinador americano de balé morreu na segunda-feira (30) após ter contraído o novo coronavírus. Considerado um dos maiores nomes da dança nas últimas quatro décadas, o professor de 80 anos teve uma insuficiência renal durante o seu tratamento contra a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário