sábado, 8 de outubro de 2022

Por que 8 de outubro é Dia do Nordestino? Saiba mais sobre a data e a cultura regional

Data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.
Orla do Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Dayze Euzébio/Secom-JP/Divulgação)

Dia 8 de outubro é o Dia do Nordestino em todo o Brasil. A data marca a celebração da cultura do Nordeste, rica em costumes, tradições, gastronomia e expressões encantadoras do vocabulário regional, o ‘nordestinês’.

De onde vem a data

A data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

O Dia do Nordestino foi oficializado por meio da lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, onde há a maior concentração de nordestinos fora da região em todo o país.

Gastronomia é marca forte na cultura

Na reportagem da TV Correio, no vídeo abaixo, o repórter Oscar Xavier mostra um pouco da cultura regional, com gastronomia e expressões locais do vocabulário.

Ele conta ainda a história de Alexander, de 25 anos, que gerencia um restaurante de comidas típicas nordestinas em João Pessoa.

Assista abaixo à reportagem, exibida nessa sexta-feira (7), o Jornal da Correio.

    






https://portalcorreio.com.br/por-que-8-de-outubro-e-dia-do-nordestino-saiba-mais-sobre-a-data-e-a-cultura-regional/
Homem é morto a pauladas em Ipatinga
 

 

https://portalcorreio.com.br/por-que-8-de-outubro-e-dia-do-nordestino-saiba-mais-sobre-a-data-e-a-cultura-regional/

                                                                       


Câmeras de segurança de um comércio ajudaram na identificação do suspeito do crime, que acabou preso.


Por g1 Vales de Minas Gerais

08/10/2022

Um homem, de 39 anos, foi morto a pauladas em Ipatinga nessa sexta-feira (7). Câmeras de segurança de um comércio ajudaram na identificação do suspeito do crime, que acabou preso.

Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Samu tentou reanimar a vítima, que foi encontrada ferida no Jardim Panorama. O homem foi identificado como Pedro Alves dos Santos, morador em situação de rua.

Por meio das imagens as câmeras, os policiais viram o momento em que a vítima levou vários golpes com um pedaço de madeira. Ela caiu e o autor continuou com as agressões.

De acordo com a PM, o suspeito foi encontrado no bairro Canaã, usando as mesmas roupas que aparecem na filmagem. Ao ser questionado sobre o homicídio, disse que achou que estava sendo seguido por Pedro Alves dos Santos e tentou tirar satisfação com ele, que reagiu de forma agressiva. Suspeitando que iria ser roubado, decidiu golpeá-lo com uma paulada, mas afirmou que não sabia que tinha casado sua morte.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2022/10/08/homem-e-morto-a-pauladas-em-ipatinga.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário