O documento tem um QR Code - espécie de código de barras - que permite saber a atual situação da carteira, além do número do número do CPF como a principal identificação do cidadão.
Por g1 Minas — Belo Horizonte
Reproduzir vídeo
Desde dezembro do ano passado, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em Minas Gerais.
Repaginado, o documento tem um QR Code - espécie de código de barras - que permite saber a atual situação da carteira, além do número do número do CPF como a principal identificação do cidadão. Com isso, o RG perde a relevância.
- Só neste ano, foram 844.792 emissões do documento
Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal
Onde adquirir?
A nova Carteira de Identidade Nacional pode ser adquirida em qualquer instituto de identificação do estado, tanto da própria Polícia Civil, como também de prefeituras e de câmaras municipais — a exemplo das UAIs e da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), diariamente, são liberadas 5.800 vagas para emissão das carteiras de identidade nas 44 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado. Em Belo Horizonte, por dia abrem 1.400 vagas distribuídas nas UAIs Praça Sete, Barreiro e Venda Nova.
Vale lembrar que todo cidadão deverá solicitá-la e tem até fevereiro de 2032 para realizar o processo.
Como solicitar a nova carteira de identidade em MG?
👉Para solicitar a nova identidade, a pessoa deve agendar um horário no site ou app do Governo de Minas Gerais e ir até o instituto de identificação mais próximo.
👉Para solicitar, é necessário apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o casamento, além de algum documento que comprove o número do CPF.
👉Atenção! Não é mais necessário levar foto para a emissão da identidade. Uma nova fotografia é tirada na hora, pela própria equipe do posto de identificação.
👉Depois disso, a nova identidade chega em casa no endereço informado.
Validade
- A nova CIN terá prazo de validade de 10 anos para todas as pessoas entre 12 e 59 anos de idade. Para aquelas de 0 a 11, o prazo é de 5 anos. Para os com 60 ou mais, não há vencimento.
- Apesar disso, a orientação é de solicitação da nova identidade para todas as pessoas, independente da idade.
- A renovação da carteira após o fim do prazo de validade é gratuita. Em caso de perda ou extravio, haverá cobrança de taxa.
Novidades da CIN
- Com a nova carteira de identidade, o RG vai ser extinto e haverá apenas um número de registro em todo o território nacional, que será o CPF. A Polícia Civil espera diminuição nos casos de falsidade ideológica.
- Outra mudança que ocorreria seria a exclusão do campo "sexo" e da distinção entre o nome de registro e o social, que passaria a ser um só dentro do campo "nome". Porém, o Ministério da Gestão e Inovação recuou e cancelou essa medida. O recuo foi
criticado por movimentos sociais.
🚨Alerta sobre golpes
De acordo com a Polícia Civil, é falsa a informação de que a gratuidade para emissão da primeira via do documento é garantida apenas para o ano de 2024.
"A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer tempo, não havendo necessidade de urgência para requerê-la. O modelo anterior da carteira de identidade terá validade até 23 de fevereiro de 2032”, esclareceu a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário