sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Escritora mineira se une a poeta moçambicano para criar biblioteca em cidade da África

 Autores Gabriela Lopes e Lino Eustáquio se conheceram em grupo de escrita criativa pela internet. Após lançarem livro juntos, ela apoia projeto dele de montar biblioteca na cidade da Beira, em Moçambique.

Por Zana Ferreira, G1 Vales de Minas Gerais


Escritores Gabriela Lopes e Lino Eustáquio — Foto: Arquivo Pessoal/ Montagem G1

Escritores Gabriela Lopes e Lino Eustáquio — Foto: Arquivo Pessoal/ Montagem G1


Quando estava prestes a se formar em Direito, Gabriela Lopes imaginava que 2020 seria um ano para investir na carreira profissional. De fato, isso aconteceu, mas em outra área. Mesmo agarrada com os estudos até julho, quando se formou, foram os poemas e contos que fazia nas horas vagas que acabaram se tornando uma espécie de “estrela guia” durante a pandemia, como ela própria define.

O primeiro livro da mineira de Teófilo Otoni foi lançado ainda durante a graduação, com o apoio da universidade onde ela estudava. Desde então, são quatro obras publicadas e a quinta já está a caminho, após ser contemplada por edital da lei Aldir Blanc.

Uma dessas parcerias atravessou oceanos e se concretizou por meio da internet, que fez os 7.974 km de distância entre Governador Valadares (MG), onde ela atualmente reside, e a cidade da Beira, em Moçambique, se reduzirem a quase nada.

Gabriela Lopes e o Lino Eustáquio se conheceram em um grupo de rede social sobre escrita criativa. O escritor africano já possuía cinco livros publicados, tendo começado a jornada da escrita em 2003, trazendo uma proposta de despertar nos leitores uma consciência de sociedade assentada no amor ao próximo.


Depois de conhecerem os trabalhos um do outro, surgiu a ideia de uma obra conjunta, o livro “Muralha da lírica brasileira e moçambicana”, lançado em formato virtual em junho de 2020.


Mapa ilustra a distância de Governador Valadares a Beira; internet possibilitou parceria entre escritores — Foto: Google Maps

Mapa ilustra a distância de Governador Valadares a Beira; internet possibilitou parceria entre escritores — Foto: Google Maps

A união entre os dois artistas deu tão certo que continuaram a trabalhar juntos. Lino Eustáquio possuía uma ideia de construir uma biblioteca comunitária itinerante na cidade da Beira, uma das mais populosas de Moçambique, e Gabriela logo passou a contribuir com o projeto.

“A cidade da Beira tem uma população maioritariamente jovem, enfrentando os desafios da sua classe, que as considero atemporais. Encontro na literatura um meio de formação de homem novo, daí que surge a ideia da biblioteca que anda, que visa recolher livros e distribuí-los entre os jovens, promovendo a leitura e encontros, fazendo o rodízio dos livros em todos bairros da cidade da Beira e outros locais, buscando, com isso, o incentivo à leitura e a escrita, elementos imprescindíveis ao desenvolvimento humano”, afirma Lino Eustáquio.



A biblioteca comunitária será montada em um micro-ônibus, que está sendo adaptado especialmente para o projeto.

Para apoiar a ideia, Gabriela vem realizando campanha para arrecadação de livros que serão enviados para Moçambique. Atualmente, a escritora mineira já recebeu cerca de mil obras, mas ela pretende conseguir muito mais.

“O livro é um produto caro, por isso decidi fazer a arrecadação aqui também. Já temos parceiros que vão custear o transporte das obras por meio de um contêiner, em navio, então temos que aproveitar para enviar muitas obras, de vários gêneros literários. Estabeleci como meta o mínimo de 5 mil livros e o máximo de 10 mil”, destaca a escritora.


Quem quiser contribuir pode enviar as doações de livros para o endereço: avenida Lisboa, 364, apto 201, bairro Grã-Duquesa, Governador Valadares (MG), CEP 35057-450. Mais informações pelo telefone (33) 98853.7846.


Livro escrito em parceria entre os artistas — Foto: Arquivo Pessoal/ Montagem G1
Livro escrito em parceria entre os artistas — Foto: Arquivo Pessoal/ Montagem G1



Ouro Verde de Minas-Fazenda universo é destaque e participará em 1° leilão de gado leiteiro da região

  agro, animais, leilão, região

A fazenda universo do criador Rossini Matos irá representar a região de Ouro Verde de Minas pela primeira vez em um leilão de gado leiteiro, com novilhas Girolandas de Fecundação In Vitro-FIV.

 


foto reprodução/redes sociais

Dr Rossini Matos que é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa em julho de 1984, e dono da Fazenda Universo que é pioneira no uso da inseminação artificial nos anos 80 e 90, e pioneiro no uso da tenologia de fecundação In Vitro-FIV, desde 2018.

 

É uma agenda muito positiva para o município, uma forma de difundir o potencial agro de nossa região disse Rossini Matos

 

Nesta primeira participação em leilões, a fazenda universo participará com 03 lotes, no primeiro lote são 02 bezerras, no segundo e terceiro lote será de 01 fêmea.


2° lote

3° lote

Os compradores podem participar dos pregões instalados em suas casas ou escritórios, com conhecimento prévio das ofertas.

  

Além disso, as plataformas virtuais de leilões são fáceis de navegar e permitem que os investidores façam lances antecipados.

 

Segundo revistas renomadas do setor Agro, desde abril de 2020, as plataformas virtuais têm sido o palco de 100% das transações de bovinos e equinos, menos custo e mais comodidade para compradores e vendedores, e mais conforto para os animais, que não precisará de deslocamento para apresentação.

 

O leilão acontecerá neste sábado 06/02 e será transmitido pelo site abaixo, clique no link para acompanhar ao vivo.

https://nuzape.com/fazenda-universo-e-destaque-e-participara-em-1-leilao-de-gado-leiteiro-de-ouro-verde-de-minas/

Um morre e outro fica ferido após batida entre dois carros na BR-418, no sul da BA; vítimas ficaram presas às ferragens

Acidente ocorreu no trecho do Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, nesta sexta-feira (5). Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar vítimas dos veículos.

Por G1 BA

 Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após uma batida entre carros de passeio na manhã desta sexta (5), na BR-418, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após uma batida entre carros de passeio na manhã desta sexta (5), na BR-418, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros


05/02/2021 15h53  Atualizado há 3 semanas

 Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após uma batida entre carros de passeio na manhã desta sexta (5), na BR-418, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após uma batida entre carros de passeio na manhã desta sexta (5), na BR-418, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

  

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na manhã desta sexta-feira (5), após uma batida entre dois carros na BR-418, no trecho de Posto da Mata, distrito da cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia. A informação é do Corpo de Bombeiros, que atuou no resgate das vítimas.

 

Equipes do 18° Grupamento de Bombeiros militar (18°GBM/Teixeira de Freitas) atenderam o acidente pois, as vítimas ficaram presas às ferragens. Ainda não se sabe as causas da colisão, mas com o impacto da batida, os veículos ficaram destruídos. Não há detalhes se as duas vítimas estavam no mesmo carro ou cada uma em um veículo envolvido na batida.

 

Uma das vítimas foi retirada do carro consciente e levada para uma unidade de saúde por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado de saúde dela. O outro ocupante não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada dos bombeiros.

 

De acordo com os grupamento, o corpo foi retirado das ferragens e deixado sob os cuidados da Polícia Rodoviária Federal até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta aos condutores que mantenham atenção redobrada nas estradas. Usar o cinto de segurança e manter a velocidade correspondente à permitida na via também é essencial. O cuidado com animais que podem aparecer nas rodovias, principalmente nas proximidades de áreas rurais, também é fundamental.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/02/05/um-morre-e-outro-fica-ferido-apos-acidente-na-br-418-no-sul-da-bahia-vitimas-ficaram-presas-as-ferragens.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário