segunda-feira, 19 de abril de 2021

Parlamentares do PT formalizam denúncia ao MP e pedem ressarcimento de danos no Hospital Regional


 O deputado federal Leonardo Monteiro (PT) e os vereadores valadarenses Gilsa Santos e Cézar Ribeiro (ambos também do PT) formalizaram denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por depredação no prédio do Hospital Regional de Governador Valadares, ainda em construção. Leonardo espera que a apuração resulte em ressarcimento aos prejuízos no canteiro de obras.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Leonardo Monteiro e Gilsa Santos anunciaram nesta semana a formalização de uma notícia-crime, depois que uma manifestação de movimentos sociais, no dia 7 deste mês, constatou a depredação no Hospital – com capacidade prevista para 200 leitos após o término das obras.

“Para nossa surpresa, o prédio foi sucateado. Tiraram canos de cobre, tiraram aparelhos de ar condicionado e gerador. São aparelhos grandes; para sair precisaria de caminhões. É possível que tenham usado guindaste para retirar determinados equipamentos do prédio”, disse o deputado, que afirmou ter cobrado a conclusão do hospital desde o governo anterior, quando o Estado era administrado pelo também petista Fernando Pimentel.

Leonardo destaca que, em Minas Gerais, existem atualmente 11 hospitais regionais com obras paralisadas. “Imagina se todos eles tivessem sido colocados para funcionar? Eram mais de 2 mil leitos no nosso Estado, em um momento desses de pandemia”, comentou o deputado.

Para Gilsa, o MP deve dar respostas sobre os danos causados ao hospital. “Todo dia é um dia de luto em nossa cidade. Mas luto, para nós que viemos da luta do movimento social, para nós é verbo. Nós fazemos dessa dor a motivação para lutar em favor da nossa cidade e da região. Nós queremos respostas dos danos causados à população”, declarou a vereadora. Procurado ao longo da semana, o MP não se manifestou até o final da tarde desta sexta-feira (16).

Histórico do hospital

O Hospital Regional de Governador Valadares começou a ser construído em 2013, na gestão do ex-governador Antonio Anastasia (então no PSDB, hoje senador pelo PSD). Apesar de receber uma obra com aproximadamente 80% de conclusão, o governo seguinte, de Fernando Pimentel, paralisou as obras em 2015.

Durante o processo eleitoral seguinte, em 2018, o então candidato Romeu Zema (Novo) visitou Governador Valadares e colocou a conclusão do hospital como um de seus compromissos, caso se elegesse. Em 15 de abril de 2020, Zema anunciou que o Hospital seria finalizado com recursos da Fundação Renova, como reparação aos danos causados após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.

No dia em que os movimentos sociais fizeram a manifestação, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que não era possível prever uma data para a conclusão do Hospital Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário