Com mais esta ação, o Município reforça o pedido urgente de apoio e suporte ao Governo do Estado para enfrentamento da pandemia
Diante da intensa articulação da Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Governo do Estado, nessa quarta-feira (7), uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou uma visita técnica à Policlínica e a alguns hospitais da cidade para avaliar a atual situação desses locais quanto aos atendimentos contra a covid-19. A ação contou também com a presença do Assessor Especial do Governo, Ibiraty Martins, do Superintendente Regional de Saúde, Rômulo Gusmão, da deputada estadual Celise Laviola, do deputado federal Hercílio Coelho Diniz e de membros das direções médicas e executivas do Hospital Municipal (HM).
Na oportunidade a equipe também visitou as instalações do Hospital São Vicente para verificar quais as intervenções mais urgentes e possíveis que podem ser feitas, em curto prazo, para auxiliar o Município nas ações de combate à covid-19 na cidade. Já que se estuda a possibilidade de o local receber a Maternidade do Hospital Municipal como medida emergencial e assim liberar espaço para abertura de mais leitos de enfermaria covid dentro do HM.
A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, cobrou do Estado um suporte imediato e apoio ao Município diante do colapso da saúde na cidade. “A presença deles aqui é muito importante para que eles vejam o caos que estamos vivendo, sem o apoio do Estado, principalmente financeiro e de insumos, a gente não vai conseguir mudar o cenário da cidade. Já esgotamos todos os nossos recursos, eles precisam entender nossa realidade e nos ajudar, nos dar condições de combater esse vírus, que tem gerado tanta dor a todos”, enfatizou.
Durante a tarde houve ainda uma reunião da Ardoce, por videoconferência, com prefeitos e secretários das cidades que são pactuadas e referenciam pacientes para Valadares. Além da comitiva também estiveram presentes prefeitos e secretários municipais da região, por meio de videoconferência, que foi acompanhada também pelo vice-prefeito e secretário de governo, David Barroso, e pelo presidente da Ardoce, Diogo Scarabelli. Na pauta uma busca por soluções conjuntas e imediatas para que o atendimento em saúde seja eficaz e mais vidas possam ser salvas.
A equipe da SES irá elaborar uma proposta de criação de um plano de contingência emergencial para a região macroleste, que será encaminhado nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário