quinta-feira, 8 de abril de 2021

Valadares já aplicou mais de 40 mil doses da vacina contra a covid-19

Valadares já aplicou mais de 40 mil doses da vacina contra a covid-19

por Agnaldo Souza  

número de pessoas que tomaram a primeira dose e que não voltaram para tomar a segunda preocupa autoridades da saúde

Em Governador Valadares a imunização contra a covid-19 começou em 19 de janeiro deste ano. Até esta quinta-feira (8), 29.821 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 10.902 já tomaram a segunda dose, somando, assim, 40.723 vacinas aplicadas. No entanto, ainda existe uma preocupação por parte das autoridades de saúde, visto que muitas pessoas que tomaram a primeira dose não voltaram para tomar a segunda.

De acordo com a médica responsável pela logística da vacinação em Valadares, Márcia Cordeiro, o ritmo da imunização na cidade é o esperado. “Essas mais de 40 mil vacinas já aplicadas mostram que a vacinação em nossa cidade está andando como esperado, dentro das nossas possibilidades. Infelizmente, temos recebido pequenas quantias que não dão para atender aqueles que gostaríamos, mas o fluxo está caminhando normalmente”, contou.

Além dos profissionais da saúde e militares que estão atuando na linha de frente de combate à covid-19, a vacinação chegou à faixa etária de 69 anos. O enfermeiro Thiago Rafael, de 32 anos, é um dos valadarenses que já tomaram as duas doses da vacina e se sente aliviado.

“Eu trabalhei desde o início da pandemia, e tomar as duas doses na vacina foi um alívio. Acho a vacina para os profissionais da saúde indispensável, visto que estão na linha de frente, correndo risco iminente de contaminar familiares e pessoas do seu ciclo social, além do alto risco de contaminação pessoal. As vacinas foram uma grande conquista da ciência. Sem elas estaríamos vivendo eternas pandemias de outras doenças que nós sequer conhecemos, justamente pelo trabalho realizado para contê-las”, comentou.

Parte dos idosos que tomaram a primeira dose da vacina ainda não retornou à unidade de saúde para receber a segunda dose, como conta a médica Márcia Cordeiro.

“Quando a pessoa toma a primeira dose, é agendada a lápis no cartão de vacina da pessoa a data da segunda dose. Muita gente tem tomado a primeira dose e não tem retornado à unidade de saúde para tomar a segunda, o que é preocupante, já que uma dose só não tem o mesmo efeito. Por isso, pedimos aos familiares dos idosos que estão sendo vacinados que fiquem atentos à data marcada, e caso a data fique ilegível, ou o funcionário tenha esquecido de colocá-la no cartão de vacina, essa pessoa deve procurar a unidade de saúde em que tomou a primeira dose”, afirmou.   

O aposentado Luiz Esteves, de 68 anos, disse que estava ansioso para tomar a primeira dose da vacina e que mal pode esperar para tomar a segunda dose, agendada para o próximo mês.

“Fiquei muito feliz em tomar a primeira dose do imunizante. Fui a um posto próximo da minha casa, no Jardim Pérola, e a vacinação foi bem rápida, porque o posto estava bem vazio. A segunda dose está marcada para o próximo mês e já estou ansioso, já que só com a segunda dose estarei totalmente imunizado. O recado que deixo para quem não quer vacinar é que as vacinas são a única opção que temos; elas foram aprovadas no mundo todo e são seguras”, afirmou o aposentado.

Onde tomar a vacina?

De acordo com a Prefeitura de Governador Valadares, a aplicação está sendo feita em 12 postos de saúde da cidade. Sendo eles:

• ESF Esperança e Nossa Senhora das Graças – Rua Pirapora, 351 – Maria Eugênia

• ESF São Raimundo I e II – Rua da Mica, 70 – São Raimundo

• ESF Santa Rita II – Avenida Washington Luís, 2367 – Santa Rita

• ESF Mãe de Deus I e II – BR 116, S/N – Mãe de Deus

• ESF Santa Helena I e II – Rua Mariana, 33 – Santa Helena

• ESF São Pedro I, II e III – Rua Pastoril, sem número, São Pedro

• UBS Lourdes – Rua Paraná, 154 – Lourdes

• ESF Vila do Sol e Vila dos Montes – Rua Fernão Dias, 750 – Vila dos Montes

• ESF Jardim Pérola I, II, III e IV – Rua Humberto Tavares Chagas, 78 – Jardim Pérola

• Sala 28 na Policlínica Municipal – Rua São João, Centro (até as 16h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário