quarta-feira, 31 de março de 2021

Academias são reconhecidas em lei como serviços essenciais em Valadares

 Academias são reconhecidas em lei como serviços essenciais em Valadares

 

A aplicação da lei somente será possível após a revogação da onda roxa, quando o município retomar a aplicação de medidas restritivas por meio de decreto

Na tarde de ontem (30) o prefeito André Merlo publicou a Lei nº  7.238, de autoria do vereador Enes Cândido, que dispõe sobre a inclusão das academias e atividades esportivas nos serviços essenciais à saúde durante a pandemia. Entretanto, a medida só é válida para os decretos municipais e não altera as diretrizes da onda roxa do Minas Consciente, programa do Governo de Minas Gerais.

A notícia da divulgação da lei logo chegou aos grupos de profissionais que atuam na área. A princípio, o entendimento era de que as academias e as atividades esportivas já poderiam acontecer, pois no texto oficial, publicado no Diário Eletrônico do município, não havia nenhuma referência à onda roxa.

Mais tarde a Prefeitura de Valadares divulgou um vídeo com o vereador Enes Cândido (DEM), o prefeito André Merlo (PSDB) e o vice David Barroso (DEM) explicando que a lei só seria aplicada quando o município não estivesse na onda roxa, a fase mais restritiva do Minas Consciente.

No vídeo divulgado pela Prefeitura de Valadares, Enes Cândido ressalta a importância de manter os cuidados com a saúde. “Enquanto estivermos na onda roxa, não vai ter validade no sentido de estar essencial, ou seja, mesmo sendo sancionada essa lei, vamos ter que aguardar passar a onda roxa. Quando retornar, voltar para os decretos municipais, é lógico, passa a ser essencial, mas nunca vai parar de respeitar as questões sanitárias, ou seja, os cuidados devidos com a saúde.”

O prefeito André Merlo destaca que todo o estado está na onda roxa e a aplicabilidade da lei será após o município retomar a autonomia de enfrentamento à pandemia através dos decretos. “Aderimos à onda roxa, que é um decreto do governador do estado. Nós poderíamos restringir mais e não flexibilizar, mas, nesse caso aqui, é muito oportuno, porque, mesmo não podendo agora, quando a gestão voltar para o município, que é um desejo nosso assim que passar a onda roxa, as academias sempre serão serviços essenciais.”

David Barroso revela que a discussão sobre a inclusão de academias e atividades esportivas como serviços essenciais já acontecia desde o ano passado. “Ficamos felizes com a proposição que foi discutida aqui desde o ano passado, quando o Enes estava como secretário de Saúde. Foi um pleito também dos proprietários de academias, que a gente sabe que é um ambiente de saúde, mas agora respeitando este momento. Agradecer ao Enes, que propôs a lei, e ao prefeito, que sancionou a lei.”








Academias são reconhecidas em lei como serviços essenciais em Valadares - Diário do Rio Doce

seta-imagem-animada-0182

Papagaios - Após denúncia PM detém dupla com de cocaína, crack e maconha

31/03/2021

Na noite dessa terça-feira (30/03), na rua São Vicente, Centro de Papagaios, a Polícia Militar apreendeu 80 pinos e uma porção de cocaína. Foi preso um infrator de 31 anos e apreendido um adolescente de 17. 

 
Os militares realizavam uma operação de incursão em zona quente de criminalidade e foram até o local averiguar denúncias anônimas, de que estava ocorrendo tráfico de drogas. Quando se aproximaram do portão de uma residência, situada no endereço denunciado, os militares se depararam com o suspeito de 31 anos, que arremessou uma sacola no lote vago de um vizinho ao lado e correu para os fundos do imóvel, onde foi abordado na companhia do adolescente de 17 anos. 
 
Foi acionado o proprietário do lote vizinho, para que ele prendesse um cachorro que ficava no local e fosse recolhida a sacola jogada pelo suspeito de 31 anos, a qual continha uma balança de precisão, cinco pedras grandes e uma porção de crack, quatro barras, 10 tabletes e uma porção de maconha, além dos 80 pinos e uma porção de cocaína. O autor de 31 anos recebeu voz de prisão por tráfico de drogas e corrupção de menores. O adolescente recebeu voz de apreensão por ato infracional de tráfico de drogas. 

Autor: Assessoria Comunicação Organizacional 19ª Cia PM Ind

PMMG - Papagaios - Após denúncia PM detém dupla com de cocaína, crack e maconha

Nenhum comentário:

Postar um comentário