terça-feira, 11 de outubro de 2022

Mais votado no Sergipe, bolsonarista declara apoio ao PT no 2º turno

 

Candidato ao governo ganhou nas urnas mas teve candidatura barrada pelo TSE. Agora, o bolsonarista Valmir Francisquinho estará no palanque do PT, que continua na disputa. (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Valmir Francisquinho (PL) foi o candidato ao governo de Sergipe mais votado no dia 2 de outubro, quando foi realizado o primeiro turno das eleições gerais de 2022.

Todavia, a candidatura dele foi vetada em cima da hora por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, os votos destinados a ele foram considerados nulos e a disputa seguiu para o segundo turno. Nessa fase, o bolsonarista declarou apoio ao candidato Rogério Carvalho, do PT.

O apoio foi anunciado de forma coletiva em Itabaiana, berço político de Valmir. Ele e Rogério afirmaram que o posicionamento serve para derrotar Fábio Mitidieri, candidato pelo PSD.

"É uma aliança da oposição em Sergipe ao governo estadual. Somos oposição a[governador] Belivaldo Chagas [PSD] e a Fábio Mitidieri", disse Rogério Carvalho, segundo informações do portal Uol.

Dias antes, Valmir havia anunciado, pelas redes sociais, voto no presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. A escolha foi elogiada pelos seguidores do ex-candidato. Contudo, a decisão de apoiar um petista foi alvo de ataques de bolsonaristas em Sergipe.

A publicação, até as 17 horas desta segunda-feira (10), já tinha mais de 5 mil comentários, a maioria em crítica ao anúncio. Ainda nesta tarde, os comentários foram limitados.

Link: https://www.instagram.com/p/CjglWipJBHs/?utm_source=ig_embed&ig_rid=7423b322-b002-4d34-9031-38804126de2d

Com a decisão, PL e PT darão palanque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Sergipe. O candidato a um terceiro mandato tem visita prevista em Aracaju para a quinta-feira (13), para ato em favor de Rogério Carvalho.

O Tribunal barrou Francisquinho por abuso de poder político, ao associar a cor azul, marca da gestão dele na prefeitura de Itabaiana, à campanha vitoriosa para deputado estadual do filho, Talysson de Valmir (PL).

Mesmo assim, ele foi o favorito nas urnas e recebeu 475 mil votos, que posteriormente foram considerados nulos.

Já Rogério teve 338.796 votos (44,7%, do total válido); e Fábio teve 294.936, votos (38,91%).

https://br.noticias.yahoo.com/mais-votado-no-sergipe-bolsonarista-declara-apoio-ao-pt-no-2-turno-010129295.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário