quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Distrital aciona MPDFT e GDF após festa de Arthur Lira com 300 convidados

 

De acordo com Chico Vigilante (PT), comemoração pela vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados pode ser classificada como "crime"

atualizado 03/02/2021 18:16





Chico Vigilante






O deputado distrital Chico Vigilante (PT) informou, durante sessão da Câmara Legislativa (CLDF) desta quarta-feira (3/2), ter ingressado com representação junto à Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF-Legal) e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra a festa realizada na noite de segunda-feira (1º/2) para comemorar a vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O evento reuniu cerca de 300 convidados no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.


seta-imagem-animada-0182





Principais notícias


Ver tudo





A comemoração virou alvo de críticas por descumprir decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com restrições de eventos, incluindo particulares e com grande número de pessoas, durante a pandemia da Covid-19. O evento aconteceu na casa do empresário Marcelo Perboni, conhecido pelas festas de alto luxo que costuma promover em sua casa.


seta-imagem-animada-0182




Anfitrião de festa para Arthur Lira com mais de 300 pessoas é reu ... STF vê risco de impasse sobre ...
18 horas atrás





“Dei entrada na DF Legal, e também no Ministério Público, pedindo providências, porque, ao meu ver, os deputados cometeram um crime realizando aquela festa”, afirmou Vigilante ao Metrópoles.

Na representação, o distrital alega que vídeos divulgados na internet “mostram uma deliberada aglomeração em uma festa planejada, com grupo musical, serviço de buffet e centenas de convidados, todos sem máscara (com exceção de alguns garçons), conversando e abraçando, como se não estivéssemos em plena pandemia”.

“Podem ser vistas nos vídeos autoridades do Legislativo e Executivo federais dando um péssimo exemplo e afrontando as normas que proíbem aglomerações no Distrito Federal. Diante do exposto, a DF Legal não pode omitir-se de suas atribuições, devendo lavrar as autuações cabíveis, além de notificar o Ministério Público para a investigação de infração ao Código Penal”, registra o documento.

Por meio de nota, a Secretaria DF Legal informou que, por se tratar de uma residência particular, não há previsão na lei para atuação fiscal.

Veja a íntegra da representação do deputado distrital:

Representação Chico Vigilante by Metropoles on Scribd

Festa da vitória

Lira foi o candidato apoiado pelo Palácio do Planalto na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados. Na noite de segunda-feira, ele derrotou Baleia Rossi (MDB-SP) por 302 votos a 154.

A celebração contrariou recomendações sanitárias de uso da máscara de proteção facial e distanciamento social. Os registros foram feitos pelo repórter fotográfico Dida Sampaio, do Estadão.

LAGO SULVITÓRIAMPDFTCHICO VIGILANTEFESTASARTHUR LIRADF LEGALPANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário