"A Ranger faz parte dos projetos da Ford para o futuro. Além do mais, ela tem uma fábrica, lá na Argentina, com um custo muito baixo"
Por Boris Feldman
Fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produzia caminhões, foi a primeira a ser desativada, ainda em 2019 (Foto: Ford | Divulgação)
Olá para todos! Estamos aqui mais uma vez para, ainda, fazer um comentário sobre a Ford fechando fábricas no Brasil. No meu último vídeo, eu expliquei o que um monte de gente estava querendo saber: “Eu tenho um Ford, ele vai desvalorizar?” Eu falei: vai, como qualquer carro que sai de linha. Não precisa de fechar a fábrica.
“Peça de reposição, eu vou ter?” Vai, a maioria das peças de reposição não é fabricada pela Ford, mas pelos fornecedores da Ford. Então, eles vão continuar produzindo peças durante muito tempo.
Hoje, eu quero falar sobre uma pergunta que deixou muita gente encafifada: por que ‘diabos’ a Ford está fechando as fábricas todas no Brasil? Praticamente indo embora, mas está investindo na Argentina, vai trazer de lá a Ranger e comerciais da linha Transit do Uruguai?
Assista ao vídeo!
Não é difícil explicar: na Argentina, ela tem a fábrica da picape Ranger: ela sempre esteve lá. Enquanto os carros que ela fazia aqui, Ford Ka, Fiesta, não estavam no portfólio global da Ford para o futuro – ela não vai fazer mais sedã, hatches e peruas – a picape está, a Ranger.
VEJA TAMBÉM:
- Ford deixa de produzir de veículos no Brasil: entenda o que aconteceu
- Em 2019, Ford já havia fechado fábrica em São Bernardo do Campo (SP)
- Saiu de linha? Sim, mas há 5 razões para comprar Ford Ka e EcoSport
Porque estão no portfólio, nos modelos que ela vai passar a fabricar exclusivamente, picapes, utilitários esportivos, comerciais e elétricos. Então, a Ranger faz parte dos projetos da Ford para o futuro.
Além do mais, ela tem uma fábrica, lá na Argentina, com um custo muito baixo, e que poderá ficar menor ainda, porque Ford e Volkswagen se associaram para desenvolver novos projetos. Existe uma grande possibilidade da Amarok, da Volkswagen, da Ranger, da Ford, dividirem o mesmo espaço de produção; o que vai baratear mais ainda, vai tornar mais eficiente a produção da Ranger na Argentina.
E no Uruguai? No Uruguai, a Ford não investiu um tostão. Ela contrata lá um terceirizado pra fazer a montagem dos componentes da linha Transit, de comerciais, vans furgões.
Então, vem tudo no que se chama CKD – completamente desmontado -, monta-se do Uruguai e exporta-se para o Brasil sem pagar impostos, assim como a Ranger. Porque tanto a Argentina, como o Uruguai, pertencem ao Mercosul. Então, dá para vir para o Brasil sem pagar impostos de importação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário